Folha de S. Paulo


Após sair de culto de candomblé, menina de 11 anos leva pedrada no Rio

Uma menina de 11 anos levou uma pedrada na cabeça após ser vítima de um ato de intolerância religiosa, segundo a polícia, no bairro de Vila da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro.

A garota saía de um culto de candomblé, no último domingo (14), e estava acompanhada de um grupo de pessoas com roupas típicas da religião.

À Folha Mateus Carlos André de Souza, 15, que fazia parte do grupo, disse que dois homens se aproximaram e xingaram os religiosos.

Segundo ele, os agressores levantaram a Bíblia e chamaram todos do grupo de "diabo". "'Vai [sic] para o inferno', 'Jesus está voltando', gritaram os dois."

Nesse momento, um deles lançou pedras na direção do grupo. Uma delas resvalou num poste e acertou a cabeça da menina, que se feriu, mas passa bem.

Segundo Souza, foi a primeira vez que o grupo é vítima de intolerância. "Ficamos desesperados porque saiu muito sangue [da cabeça da menina]. Pegamos o primeiro táxi e a levamos para o hospital. Vivemos momentos de terror."

Ainda segundo ele, estão previstas duas manifestações contra o preconceito religioso na sexta e domingo.

"Vamos protestar porque queremos ser aceitos, só precisamos de respeito. A família está traumatizada."

De acordo com a polícia, parentes da garota prestaram depoimento. A menina foi ouvida e encaminhada para fazer exame de corpo de delito.

Policiais da 38ª DP (Delegacia de Polícia), de Irajá, informaram que buscas estão sendo realizadas para localizar imagens e testemunhas que possam auxiliar na identificação da autoria do crime.

O caso foi registrado como lesão corporal e classificado pelo artigo 20, da lei 7.716: prática, indução ou incitação à discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.


Endereço da página: