Folha de S. Paulo


Com ciclovia, carros vão perder faixa e ganhar semáforo na av. Paulista

Danilo Verpa/Folhapress
Ciclovia na avenida Paulista vai 'espremer' pedestres, tirar faixa de carros
Ciclovia na avenida Paulista vai 'espremer' pedestres, tirar faixa de carros

Não serão só os pedestres que terão que se adaptar às mudanças na avenida Paulista por causa da ciclovia. Motoristas habituados a dirigir pela congestionada via terão que se acostumar com uma condição mais "apertada".

As faixas de tráfego serão reduzidas em até 20 centímetros –as larguras variam, mas em média elas terão 2,8 m. Entre a Consolação e a Haddock Lobo, no sentido Paraíso, uma faixa será extinta.

As faixas exclusivas de ônibus também perderão espaço e ficarão com 3,3 m cada.

O trânsito da Paulista ainda terá um novo ponto de parada, pois vai ganhar um semáforo na altura da Haddock Lobo. O equipamento servirá para que ciclistas atravessem a via e será o único com programação oposta para veículos motorizados e bicicletas.

Inicialmente, o semáforo só seria ligado por um botão acionado por ciclistas, mas a prefeitura desistiu da ideia.

Especialistas se dividem sobre o impacto dessas mudanças para o tráfego. Para o consultor Sergio Ejzenberg, o estreitamento das faixas reduz a capacidade da via e "provoca aumento de acidentes e congestionamentos". Sua principal preocupação é com as motos que trafegam no corredor entre os carros.

Luis Fernando Di Pierro, mestre em planejamento de transportes pela Universidade de Londres, escreveu um artigo técnico criticando a obra. Entre outras considerações, ele diz que a Paulista ficará ainda mais saturada, por isso a ciclovia deveria ter sido feita em vias paralelas. "Na Paulista, a ciclovia é tecnicamente inviável", afirma.

Hugo Pietrantonio e Orlando Strambi, professores da USP, estimam que, desde que o estreitamento das faixas seja o previsto no projeto, o impacto no trânsito não deverá ser muito significativo.

Segundo a CET, as faixas menores não vão comprometer a segurança. E simulações feitas em computador apontaram que as mudanças não irão resultar em mais congestionamento na avenida.


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