Folha de S. Paulo


Por aclamação, acionista do Itaú é eleito novo provedor da Santa Casa

Candidato único e eleito por aclamação pelos cerca de 500 irmãos mantenedores da Santa Casa de São Paulo, o médico pediatra José Luiz Setúbal, 58, da família fundadora do banco Itaú, será o novo provedor do hospital.

Não houve divulgação do total de votos recebido por Setúbal, apenas a informação de que houve unanimidade dos votantes em torno de seu nome. Ele terá como desafio para seu mandato, que vai até 2017, controlar a maior crise financeira já vivida pela instituição, que tem dividas de cerca de R$ 800 milhões.

Daniel Guimarães/Folhapress
Médico José Luiz Setúbal
O médico José Luiz Setúbal

O pediatra, que está à frente da fundação que comanda o hospital infantil Sabará e é acionista do Itaú, irá assumir o cargo imediatamente no lugar de Ruy Martins Altenfelder Silva, provedor em exercício, que ocupou o posto diante da renúncia de Kalil Rocha Abdalla, que tem sua gestão investigada pela Promotoria.

Em julho de 2014, a instituição, maior complexo hospitalar filantrópico da América Latina, chegou a fechar o pronto-socorro por 28 horas. À época, o hospital alegou falta de recursos para comprar medicamentos e materiais como seringas e agulhas.

Entre as medidas iniciais previstas por Setúbal estão a renegociação de dívidas com credores, a diminuição do quadro de funcionários e uma reavaliação da abrangência dos atendimentos oferecidos hoje pelo hospital.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: