Folha de S. Paulo


Presos são jogados do telhado durante rebelião em Governador Valadares (MG)

Cinco detentos do presídio de Governador Valadares (MG) foram jogados do telhado do pavilhão de isolamento, durante rebelião que teve início da manhã deste sábado (6) e tenta ser controlada pelas forças policiais do Estado.

O motim teria começado com a quebra de grades de celas por presos de dois blocos (B e D), no início do horário de visitas. Familiares já ocupavam um dos dois pátios do presídio, quando a situação evoluiu para rebelião com a tomada dos quatro pavilhões e da área administrativa.

Em nota, a Secretaria de Defesa Social (Seds) informou que o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do próprio presídio e a Polícia Militar conseguiram retirar a tempo todas as armas existentes e não havia servidores dentro das muralhas.

Ao meio dia, um preso teria se aproximado da diretoria do presídio dizendo que haveria disposição dos rebelados de negociar condições para o fim da rebelião. O cenário já era de destruição.

Uma hora depois, integrantes do GIR de Manhuaçu e de Teófilo Otoni, além do Batalhão de Choque da PM e o Gate, garantiram a contenção junto às muralhas.

Segundo a Seds, o major do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar de Minas Gerais está à frente das negociações no local.

Agentes do Comando de Operações Especiais (Cope) do Sistema Prisional, sediados em Belo Horizonte, foram deslocados para agir em caso de necessidade de transferências de presos.

O juiz de Execuções Penais de Governador Valadares, Tiago Counagno Cabral chegou ao presídio por volta das 13h e enviou aos rebelados a promessa de analisar a situação penal durante toda a tarde caso interrompessem o quebra-quebra na unidade.

Mais cedo, os presos teriam reivindicado a presença do juiz como condição para continuarem negociando o fim da rebelião.

Nesse momento, os presos concordaram em abrir caminho para que o Corpo de Bombeiros começasse a combater o fogo dentro do presídio.

Até as 14h, havia notícia de um preso ferido sem gravidade numa das pernas. Os rebelados deram início a liberação dos visitantes que permaneciam no interior da unidade.

Segundo a assessoria da Seds, o incidente com os cinco detentos atirados do telhado ocorreu pouco antes das 16h. Eles foram socorridos de ambulância para um hospital, de acordo com nota não correm risco de morte.

Não há relatos de agentes de segurança penitenciários feridos e, por enquanto, também não há constatação de mortes de outros presos

Por volta das 17h30, um grupo de cerca de 20 presos se entregou. Estes detentos segundo a Seds serão transferidos. O presídio de Governador Valadares estava com aproximadamente 800 presos e tem capacidade para 290.

Todos os acessos ao presídio estão bloqueados e as negociações continuam.

O comunicado oficial anuncia que "as forças de segurança manterão o cerco ao presídio e nenhuma ação será tomada antes da manhã do domingo".


Endereço da página: