Folha de S. Paulo


PM usa bombas de gás para conter usuários em estação da CPTM em SP

Marcos Bezerra/Futura Press/Folhapress
Passageiros destroem muro na estação Francisco Morato da linha 7-rubi da CPTM
Passageiros destroem muro na estação Francisco Morato da linha 7-rubi da CPTM

A Polícia Militar usou bombas de gás lacrimogêneo para tentar conter um grupo de passageiros que depredaram a estação Francisco Morato da linha 7-rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que fica na Grande São Paulo. Segundo a CPTM, uma pessoa foi detida e levada para uma delegacia da região.

O grupo ficou revoltado com a greve dos ferroviários que fez com que a circulação da linha 7-rubi fosse restringida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Caieiras. A paralisação afeta ainda outras três linhas: 11-coral, que funciona parcialmente, e as linhas 10-turquesa e 12-safira, que estão fechadas. Apenas as linhas 8-diamante e 9-esmeralda operaram normalmente.

A depredação é visível até mesmo do lado de fora da estação, pois um muro de concreto foi quebrado. Moradores da cidade de Francisco Morato que precisam se deslocar para a capital nesta manhã se concentram em frente à estação. Homens da Tropa de Choque fazem um cordão para isolar a entrada.

Os pontos de ônibus pela cidade, opção que restou aos passageiros que utilizam o transporte público para chegar em São Paulo, também estão lotados. "Tentei pegar ônibus para a Barra Funda, mas o ônibus já chega lotado e eles nem param no ponto", reclama Juliana Lima, 22, que trabalha com telemarketing. Ela precisa chegar no Largo São Bento, região central de São Paulo.

"Eu tentei passar pelo escadão para sair na estação, mas enquanto tentava descer, todos tentavam subir. Os seguranças estavam dando choque em todo mundo, e todo mundo estava quebrando tudo. Quando eu consegui sair, eles jogaram bombas de gás", conta Juliana.

O secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, disse que o governo solicitará à Justiça que considere a greve ilegal. "Nós entraremos com pedido solicitando a ilegalidade da greve, o corte de ponto dos funcionários faltantes, inclusive com a possibilidade de demissões caso essa ilegalidade seja decretada. Esperamos que isso ocorra", disse Pelissioni em entrevista à rádio Jovem Pan.

METRÔ

As linhas do Metrô funcionam normalmente. Segundo a Via Quatro, concessionária responsável pela linha 4-amarela, as transferências de passageiros nas estações Luz –para as linhas 7-rubi e 11-coral– e Pinheiros –para a linha 9-esmeralda– funcionam normalmente.

Na segunda, os metroviários fecharam acordo de reajuste salarial com o Metrô, o que evitou a paralisação da categoria nesta terça. Pelo acordo, também feito em reunião no TRT, ficou definido o reajuste de 8,29%, além de 10% nos benefícios vale-refeição e vale-alimentação.

NEGOCIAÇÃO

Em assembleias feitas pelos sindicatos que representam trabalhadores das linhas 7-rubi, 10-turquesa, 11-coral e 12-safira foram descartadas as propostas de reajuste oferecidas pela empresa, controlada pelo governo estadual. Os trabalhadores das linhas 8-diamante e 9-esmeralda decidiram não aderir à paralisação. Mas eles também rejeitaram as propostas e mantiveram o estado de greve.

Em negociação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), na tarde desta terça-feira (2), a CPTM fez duas propostas : a primeira de conceder reajuste de 7,72% nos salários e de 10% nos benefícios e a segunda de aumento de 8,25% nos salários e benefícios. Os trabalhadores pedem 9,29%. A inflação acumulada desde o último reajuste, em maio de 2014, foi de 6,65%, segundo o IPC/Fipe.

Em nota, a CPTM diz considerar "irresponsável" a decisão de entrar em greve. "Embora respeite o direito de greve, a CPTM ressalta que a paralisação do sistema prejudicará quase 3 milhões de usuários" que utilizam diariamente a rede de trens. A empresa tem cerca de 8.800 funcionários nas seis linhas.

Decisão liminar (provisória) concedida na semana passada pelo vice-presidente judicial do TRT-2, desembargador Wilson Fernandes, determina que, em caso de greve, 90% dos maquinistas e 70% dos demais funcionários trabalhem nos horários de pico (das 4h às 10h e das 16h às 21h) e que 60% atuem nos demais períodos.

RODÍZIO

Apesar da paralisação, a CET (Companhia da Engenharia de Tráfego) informou que o rodízio não foi suspenso. Com isso, carros com placas final 5 e 6 não circulam no centro expandido de São Paulo, das 7h às 10h e das 17h às 20h.

De acordo com a companhia, o pior índice de congestionamento foi registrado às 8h30, quando a cidade teve 107 km de lentidão –o que representa 12,4% dos 868 km monitorados. Às 10h, o congestionamento na cidade era de 78 km de lentidão –dentro da média, que varia de 68 km a 94 km.

PAESE

A SPTrans (empresa de transporte municipal em São Paulo) informou que a CPTM não solicitou o Paese (plano de emergência), mas que reforçou as linhas de ônibus que circulam por ramais atendidos pelos trens da companhia na cidade.

-

FUNCIONAMENTO DAS LINHAS

LINHA 7-RUBI - Funciona apenas entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Caieiras

LINHA 8-DIAMANTE - Funciona normalmente

LINHA 9-ESMERALDA - Funciona normalmente

LINHA 10-TURQUESA - Não funciona

LINHA 11-CORAL - Funciona entre as estações Guaianases e Luz

LINHA 12-SAFIRA - Não funciona


Endereço da página:

Links no texto: