Folha de S. Paulo


Greve de funcionários da CPTM afeta 4 linhas de trem em São Paulo

Funcionários de quatro das seis linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) decidiram entrar em greve nesta quarta-feira (3) por aumento salarial. Segundo os sindicatos, a paralisação será de 24 horas.

Com isso, as linhas 10-turquesa e 12-safira estão fechadas. As linhas 7-rubi e 11-coral funcionam parcialmente. Apenas as linhas 8-diamante e 9-esmeralda operaram normalmente.

Os usuários da linha 11-coral, que funciona parcialmente, tem como alternativa a linha 3-vermelha do Metrô e também ônibus. Contudo, em frente à estação há uma enorme fila para embarcar. À espera para entrar na estação chega a 15 minutos. A linha 11-coral não faz paradas e opera com maior tempo de intervalo.

O secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, disse que o governo solicitará à Justiça que considere a greve ilegal. "Nós entraremos com pedido solicitando a ilegalidade da greve, o corte de ponto dos funcionários faltantes, inclusive com a possibilidade de demissões caso essa ilegalidade seja decretada. Esperamos que isso ocorra", disse Pelissioni em entrevista à rádio Jovem Pan.

METRÔ

As linhas do Metrô funcionam normalmente. Segundo a Via Quatro, concessionária responsável pela linha 4-amarela, as transferências de passageiros nas estações Luz –para as linhas 7-rubi e 11-coral– e Pinheiros –para a linha 9-esmeralda– funcionam normalmente.

Na segunda, os metroviários fecharam acordo de reajuste salarial com o Metrô, o que evitou a paralisação da categoria nesta terça. Pelo acordo, também feito em reunião no TRT, ficou definido o reajuste de 8,29%, além de 10% nos benefícios vale-refeição e vale-alimentação.

NEGOCIAÇÃO

Em assembleias feitas pelos sindicatos que representam trabalhadores das linhas 7-rubi, 10-turquesa, 11-coral e 12-safira foram descartadas as propostas de reajuste oferecidas pela empresa, controlada pelo governo estadual. Os trabalhadores das linhas 8-diamante e 9-esmeralda decidiram não aderir à paralisação. Mas eles também rejeitaram as propostas e mantiveram o estado de greve.

Em negociação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), na tarde desta terça-feira (2), a CPTM fez duas propostas : a primeira de conceder reajuste de 7,72% nos salários e de 10% nos benefícios e a segunda de aumento de 8,25% nos salários e benefícios. Os trabalhadores pedem 9,29%. A inflação acumulada desde o último reajuste, em maio de 2014, foi de 6,65%, segundo o IPC/Fipe.

Em nota, a CPTM diz considerar "irresponsável" a decisão de entrar em greve. "Embora respeite o direito de greve, a CPTM ressalta que a paralisação do sistema prejudicará quase 3 milhões de usuários" que utilizam diariamente a rede de trens. A empresa tem cerca de 8.800 funcionários nas seis linhas.

Decisão liminar (provisória) concedida na semana passada pelo vice-presidente judicial do TRT-2, desembargador Wilson Fernandes, determina que, em caso de greve, 90% dos maquinistas e 70% dos demais funcionários trabalhem nos horários de pico (das 4h às 10h e das 16h às 21h) e que 60% atuem nos demais períodos.

RODÍZIO

Apesar da paralisação, a CET (Companhia da Engenharia de Tráfego) informou que o rodízio não foi suspenso. Com isso, carros com placas final 5 e 6 não circulam no centro expandido de São Paulo, das 7h às 10h e das 17h às 20h.

De acordo com a companhia, o pior índice de congestionamento foi registrado às 8h30, quando a cidade teve 107 km de lentidão –o que representa 12,4% dos 868 km monitorados. Às 10h, o congestionamento na cidade era de 78 km de lentidão –dentro da média, que varia de 68 km a 94 km.

PAESE

A SPTrans (empresa de transporte municipal em São Paulo) informou que a CPTM não solicitou o Paese (plano de emergência), mas que reforçou as linhas de ônibus que circulam por ramais atendidos pelos trens da companhia na cidade.

-

FUNCIONAMENTO DAS LINHAS

LINHA 7-RUBI - Funciona apenas entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Caieiras

LINHA 8-DIAMANTE - Funciona normalmente

LINHA 9-ESMERALDA - Funciona normalmente

LINHA 10-TURQUESA - Não funciona

LINHA 11-CORAL - Funciona entre as estações Guaianases e Luz

LINHA 12-SAFIRA - Não funciona


Endereço da página:

Links no texto: