Folha de S. Paulo


Prefeitura instala 'varal' de radares em rua da zona oeste de São Paulo

São Paulo vai ganhar mais radares nos próximos dias. Uma sequência de sete aparelhos já está instalada nos dois sentidos da rua Henrique Schaumann, no cruzamento com a avenida Rebouças, em Pinheiros (zona oeste).

Parece um varal de radares: são sete aparelhos com câmeras fixas para pegar os motoristas infratores.

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), eles devem começar a multar em 90 dias. A função dos equipamentos é flagrar infrações como excesso de velocidade e desrespeito ao rodízio de veículos (leves, pesados e motocicletas) nas seis faixas da via.

Marcelo D'Sants/Frame/Folhapress
Varal' de radares na r. Henrique Schaumann, no Sumaré, zona oeste de SP
'Varal' de radares na r. Henrique Schaumann, no Sumaré, zona oeste de SP

A estrutura já está toda montada. Em nota, a companhia informou que agora falta a parte da Eletropaulo para passar o cabeamento e ligar a energia elétrica. "Após isso, o Ipem [Instituto de Pesos e Medidas] fará a aferição dos equipamentos e só aí os radares entrarão em operação, o que deve acontecer em 90 dias", explica.

Ainda de acordo com a CET o local foi escolhido por ser uma área de grande fluxo de veículos durante vários períodos do dia. Já há estudos para a instalação de radares desse tipo em outros pontos da cidade. Os locais não foram divulgados.

MAIS MULTAS

O número de infrações de trânsito cresce na capital. Somente por excesso de velocidade passaram de 3.137.072 no ano passado, ante 3.149.729 em 2013. Entre janeiro e março desde ano, já são 844 mil notificações desse tipo.

Só nos três primeiros meses deste ano foram registradas 2,7 milhões de irregularidades, um índice 7,6% maior do que no mesmo período do ano passado, que foi de 2,5 milhões.


Endereço da página: