Folha de S. Paulo


Jovem cultiva 50 pés de maconha dentro de casa em São Paulo

Veja vídeo

Antes mesmo de entrar no cômodo do segundo andar de um sobrado na zona leste de São Paulo, é possível sentir o cheiro de flores. Quatro lâmpadas de alta potência iluminam o ambiente abafado de cerca de 10 m², onde 19 pés de maconha balançam embalados por dois ventiladores.

Juan [nome fictício] gasta até três horas por dia para se dedicar à plantação que cultiva desde 2011, oito anos após ter tragado o primeiro baseado. Mais 31 pés em fase de crescimento ficam em outro cômodo da casa simples onde ele mora com os pais e a irmã.

Ele afirma ter começado a cultivar a planta para não recorrer a traficantes. "Eu gosto de fumar e, para isso, vou ter que plantar ou comprar. Prefiro plantar", diz.

As primeiras mudas foram doadas por amigos. "Nunca importei sementes. Eu comecei a cultivar a partir de clones, depois transformei em plantas adultas e as multipliquei", afirmou.

PRISÃO

Por mais discreto que tente ser, Juan já teve sua plantação denunciada, o que levou à visita de policiais à casa dele.

"Eu cultivava havia dez meses e algumas plantas já estavam no início da floração [próximo à época da colheita]. Eu estava no serviço quando recebi uma ligação do meu pai falando que a polícia estava em casa", lembra.

Os policiais disseram ter chegado ao local após uma denúncia anônima. Um advogado, segundo ele, conseguiu provar que o cultivo era para consumo próprio, e não para o tráfico. "Eu fiz um curso no Denarc [departamento de narcóticos] de prevenção às drogas e fui liberado."

Desde então, o cultivador passou a ter mais cuidado com as visitas e só permite a entrada de pessoas de confiança na casa dele. Mesmo assim, ele afirma ter receio de ser denunciado novamente.

Procurado pela reportagem, o delegado titular do Denarc, Ruy Ferraz Fontes, afirma que o cultivo de maconha como é feito por Juan é considerado tráfico de drogas, cuja pena pode chegar a 15 anos de prisão. "Se a quantidade pudesse ser configurada como consumo pessoal, o flagrado teria apenas que assinar um termo circunstanciado de porte de drogas", disse.

A legislação brasileira considera crime o porte, o consumo e a venda de drogas. A lei, porém, não especifica uma quantidade para diferenciar o tráfico do consumo.

A Secretaria da Segurança Pública informou que as apreensões da droga cresceram 658% no primeiro trimestre deste ano em São Paulo. Foram 580 kg de maconha apreendidos de janeiro a março de 2014 contra 4,4 toneladas no mesmo período de 2015.

O psiquiatra da Unifesp especializado em dependência química Dartiu Xavier da Silveira explica que o uso crônico de maconha pode causar problemas como diminuição da agilidade e da atenção.

A droga também pode desencadear transtornos como síndrome do pânico e psicose em pessoas com histórico familiar dessas doenças. O consumo não é recomendado a adolescentes, pois a droga pode prejudicar o desenvolvimento cerebral.


Endereço da página:

Links no texto: