Folha de S. Paulo


Falta de água afeta rotina de colégios de São Paulo

A crise hídrica vem afetando a rotina de escolas particulares da capital paulista. Dispensa de alunos, mudança do horário de tarefas diárias e uso de baldes nos banheiros são alguns dos problemas enfrentados pelos colégios.

O Instituto Lorrê, na Mooca (zona leste), teve de cancelar as aulas do turno da tarde nesta quarta (20). Com isso, cerca de cem alunos voltaram para casa sem estudar —a instituição atende cerca de 160 estudantes. De acordo com a direção da escola, o abastecimento foi cortado às 13h30 de terça (19) e restabelecido por volta das 16h de quarta.

Segundo a direção, a água é cortada todos os dias às 15h. A escola possui duas caixas-d'água de 500 litros.

"A blusa tem que ser a mesma todos os dias, porque não dá para lavar", disse a autônoma Maroa Schaaf, 35, mãe de uma aluna de três anos.

Robson Ventura/Folhapress
A autônoma Maroa Schaaf com a filha, dispensada mais cedo por falta de água em colégio
A autônoma Maroa Schaaf com a filha, dispensada mais cedo por falta de água em colégio

No colégio Porto União, no Butantã (zona oeste), o abastecimento é cortado das 8h às 10h e após às 17h, segundo funcionários. É preciso usar baldes para dar a descarga nos banheiros. Os alunos não usam mais esses banheiros.

A escola Vital Brazil, no mesmo bairro, chamou caminhões-pipa em dois dias. A direção não quis dar detalhes sobre a contratação do serviço. Em média, empresas cobram de R$ 400 a R$ 500 por 10 mil litros de água.

A Sabesp informou que o corte no abastecimento do Instituto Lorrê ocorreu devido à manutenção em uma válvula do reservatório da Vila Mariana, que afetou os bairros da Mooca e Vila Alpina.

Sobre a falta de água nas escolas do Butantã, a empresa disse que não registrou reclamações referentes a desabastecimento nos endereços citados. A companhia alega que os bairros estão em área afetada pela redução de pressão. Porém, a falta de água relatada vai além dos horários divulgados no site da Sabesp em que ocorre a redução.


Endereço da página: