Folha de S. Paulo


Prefeitura retira blocos antimendigo sob o viaduto Diário Popular em SP

A Prefeitura de São Paulo retirou na tarde desta segunda-feira (18) os blocos de concreto amarrados com arames que ocupavam a calçada sob o viaduto Diário Popular, no centro de São Paulo.

A direção do Museu Catavento, que fica em frente ao local, admitiu ter deixado os blocos ali há mais de quatro anos para evitar a ação de traficantes e assaltantes.

A reportagem havia mostrado nesta segunda que a estrutura foi colocada ali, mas ninguém sabia dizer quem era o responsável.

Fabio H. Mendes-18.mai.2015/Folhapress
Funcionários da prefeitura retiram os blocos de calçada sob o viaduto
Funcionários da prefeitura retiram os blocos de calçada sob o viaduto

Diretor do Catavento, Reinaldo Couto afirma que as peças foram colocadas propositalmente debaixo do viaduto para, segundo ele, evitar a ação de criminosos. "Esse lugar tem muito bandido, é perigoso. Recebemos mais de 2.000 crianças por dia e temos que protegê-las. Além disso, queremos preservar nossos funcionários, que são vítimas constantes de assaltos no bairro", diz Couto.

A Secretaria Estadual de Cultura, que controla o museu, afirmou que não sabia da iniciativa e que pediu para o museu tirar os blocos. Procurada para falar sobre a falta de segurança a que o museu se refere, a Secretaria da Segurança Pública disse que não tem nenhuma queixa sobre crimes no local.

A prefeitura diz que vai multar o museu em R$ 16 mil, caso se confirme que a instituição é responsável pelos blocos.


Endereço da página: