Folha de S. Paulo


Gestantes ganham até notebook para ter hábitos saudáveis

A funcionária pública Silvana do Carmo, 38, ganhou um notebook no ano passado no programa do plano de saúde que dá prêmio a gestantes com hábitos saudáveis.

Agora, integra um voltado ao emagrecimento. Ela diz que pesa "mais de 100 kg" e que está motivada a perder pelo menos 20 kg com dieta equilibrada e exercícios.

"Na gravidez, eu fiz tudo direitinho, mas depois relaxei. No programa, eles trabalham questões emocionais que levam ao ganho de peso."

Relatório da ANS mostra que os incentivos mais comuns oferecidos pelos planos são brindes, descontos em academias de ginástica, não pagamento de coparticipação em exames e procedimentos e custeio de vacinas.

Ernesto Rodrigues/Folhapress
Roberta Rocha (esq.) e Alexsandra Rodrigues, que participam de premiação a gestantes
Roberta Rocha (esq.) e Alexsandra Rodrigues, que participam de premiação a gestantes

A empresa Silvestre Saúde, do Rio, é uma das que dá desconto de 10% na mensalidade dos usuários. Em troca, eles devem comparecer a palestras e consultas médicas agendadas pelo plano, além de aceitar ser monitorado em certos hábitos de vida.

Após a implantação de um programa voltado a gestantes, a Intermédica diz que houve alta de 38% nas consultas de pré-natal e de 40% na continuidade do aleitamento até o quarto mês. As complicações obstétricas caíram 33%.

A operadora também oferece brindes, como aparelhos de aferir pressão arterial e balanças, ao usuário que participar de oficinas que incentivam a perda de peso.

Segundo a ANS, tem até operadora de saúde oferecendo desconto de 50% em viagens para a Patagônia se o beneficiário atingir a condição física adequada para esquiar.

Com isso, a taxa de participação em programa de promoção à saúde subiu de 25% para 70%, com resultados efetivos de 80% —contra 30% obtidos antes do programa.

A Amil, em parceria com o Vigilantes do Peso, oferece um programa de emagrecimento voltado aos funcionários. Premia com até R$ 1.000 quem mais perde peso. "Uma colaboradora perdeu 27 kg. Isso incentivou a família toda a adotar hábitos saudáveis", diz Odete Freitas, diretora de sustentabilidade da Amil. A operadora estuda ofertar o programa aos usuários.


Endereço da página:

Links no texto: