Folha de S. Paulo


Superlotação restringe internação de crianças no HC de Campinas

A internação de crianças com quadros respiratórios graves foi restrita por 72 horas na tarde desta quarta-feira (13) no HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em Campinas.

O anúncio foi feito pela direção da unidade em razão da superlotação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e da enfermaria pediátrica, por causa do aumento nos atendimentos. A UTI tem capacidade para dez pacientes, mas outros 11 estão sendo atendidos em locais adaptados.

Outro problema é a falta de ventiladores mecânicos, usados no tratamento. Todos estão em uso, inclusive os destinados para situações estratégicas. De acordo com o hospital, são 117 respiradores, mas alguns estão em manutenção ou quebrados.

Em caráter emergencial, estão sendo alugados 11 aparelhos de ventilação. Um novo edital em fase final prevê a compra de 32 equipamentos até o final do ano.

Em nota, a direção informou que as equipes médicas, de enfermagem e de fisioterapia estão sobrecarregadas com a quantidade de pacientes e que, se a situação se mantiver, pode haver comprometimento da qualidade da assistência, inclusive com risco de morte.

Apesar disso, a unidade informou que manterá os atendimentos a crianças que chegarem em estado grave. Mas que o serviço de regulação de vagas foi avisado sobre a restrição temporária.

De acordo com a nota, as 21 crianças têm poucos meses de vida, e algumas delas menos de 30 dias. O HC é referência para atendimento médico especializado para toda a região de Campinas. Segundo a direção do hospital, foi a primeira vez que houve uma superlotação como essa.


Endereço da página: