Folha de S. Paulo


Câmara aprova projeto que prevê fechamento do Minhocão aos sábados

Vereadores de São Paulo aprovaram na noite desta terça-feira (12) um projeto de lei que autoriza a prefeitura a fechar o elevado Costa e Silva, o Minhocão, para os carros também aos sábados.

Hoje, a obra —importante ligação entre o centro e as zonas leste e oeste de São Paulo— é fechada aos carros aos domingos, feriados e entre 21h30 e 6h durante a semana.

O projeto foi aprovado em primeira votação e agora precisará passar por uma segunda. Se aceito, poderá ou não ser sancionado pelo prefeito Fernando Haddad (PT). Desde 1996, uma lei —de autoria de José Eduardo Cardozo, hoje ministro da Justiça e na época vereado— determina os horários e dias em que o local permanece fechado.

Essa segunda votação deve ocorrer em até 45 dias, segundo o vereador José Police Neto (PSD), autor do projeto.

Aprovado no ano passado, o novo Plano Diretor (conjunto de regras para orientar o crescimento da capital) já previa a criação de lei que estabeleça sua desativação ou transformação em parque.

"A gente entrega os fins de semana completo para a comunidade. É o primeiro passo para a desativação [do elevado]", afirmou Police Neto.

A aprovação do projeto é uma vitória do movimento Parque Minhocão, que briga para que o elevado seja transformado em parque. Outro grupo, formado principalmente por moradores do entorno, pede que a estrutura seja demolida.

Nos períodos livres de carros, o Minhocão vira uma grande área de lazer: é comum encontrar moradores andando, pedalando ou brincando na estrutura que mede 2,8 km.

Pesquisa Datafolha de setembro do ano passado mostrou que três em cada quatro paulistanos são contra a demolição do elevado.

Para 53% dos entrevistados, o elevado deveria continuar como está, voltado apenas para carros. Outros 23% acham que o Minhocão deveria virar um parque.

Somadas, as duas alternativas, que mantêm a estrutura de pé, têm a preferência de 76% dos entrevistados.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: