Folha de S. Paulo


Usuários entram em confronto com guardas-civis na cracolândia, em SP

Um grupo de usuários de crack entrou em confronto com a GCM (Guarda Civil Metropolitana) na tarde desta quinta-feira (7) na região da cracolândia, centro de São Paulo.

Segundo comerciantes da região, o confronto começou por volta das 15h30 quando um grupo de GCMs se desentendeu com usuários durante uma ação de limpeza na alameda Dino Bueno. Os guardas trabalhavam para garantir a retirada de materiais de alguns dependentes por uma equipe da prefeitura.

Por volta das 15h30, os viciados jogaram pedras e paus nos guardas para impedir que eles continuassem a limpeza. A GCM então, de acordo com comerciantes locais e moradores, revidou com bombas de efeito moral para dispersar os usuários. Em nota, a prefeitura nega que tenha havido qualquer tipo de disparo feito pela GCM. O confronto durou cerca de 20 minutos.

Depois do tumulto, os usuários de droga foram para a rua do Triunfo.

Desde a última semana, a prefeitura impede que usuários de drogas coloquem barracas ou carrinhos de supermercado na região para evitar o retorno da "favelinha" que havia na região. Segundo a administração municipal, esses locais eram usados por traficantes para comercializar drogas.

No primeiro dia, a operação provocou tumulto e confronto entre os dependentes de drogas e policiais. Houve bombas de gás, barricadas de fogo, "guerra" de pedras e comerciantes correndo para fechar as portas. Ao menos dois usuários e um PM ficaram feridos.

Marlene Bergamo/Folhapress
Guardas-civis na região da cracolândia, na tarde desta quinta-feira (7)
Guardas-civis na região da cracolândia, na tarde desta quinta (7), após tumulto com usuários de drogas

OUTRO LADO

A Prefeitura de São Paulo informou que, durante a operação de limpeza rotineira nas vias da cracolândia, a Guarda Civil Metropolitana encontrou uma arma branca com um usuário de drogas. Ao ser abordado, o homem reagiu –três guardas-civis ficaram levemente feridos.

Ainda segundo o município, a abordagem provocou uma reação nos demais usuários de drogas, que atiraram pedras e pedaços de madeira contra os guardas-civis e um carro da corporação.

O homem que estava com a arma branca foi detido e levado ao 77º DP (Santa Cecília).


Endereço da página:

Links no texto: