Folha de S. Paulo


Prima participa de missa em memória de brasileiro executado na Indonésia

Assista

A prima de Rodrigo Gularte, 42, executado na tarde de terça-feira (fuso do Brasil), participou de uma missa no início da manhã desta quarta, em Jacarta, em memória do brasileiro.

Um dia antes, Angelita Muxfeldt esteve na ilha de Nusakambangan (400 km da capital indonésia), onde ocorreu o fuzilamento, e viajou em um comboio que seguiu a ambulância com o corpo de Gularte.

A cerimônia religiosa ocorreu diante do corpo de Gularte, que estava em um caixão branco. Além de Angelita, estavam presentes funcionários da embaixada do Brasil em Jacarta, entre eles Leonardo Monteiro, encarregado de negócios local. Ele foi responsável pelo reconhecimento do corpo do brasileiro após a execução.

Gularte foi acompanhado pelo padre Charles Burrows durante a execução. Além do brasileiro, foram executados dois australianos, quatro nigerianos e um indonésio. Os condenados se recusaram a usar vendas e cantaram músicas religiosas, incluindo o hino cristão inglês Amazing Grace, quando foram levados para o local da execução.

À meia-noite, horário marcado para a execução, um grupo de parentes e amigos também cantou hinos religiosos durante uma vigília no porto de Cilacap, ponto de saída para a prisão da ilha de Nusakambangan. Depois das execuções, familiares se abraçaram, aos prantos. Angelita também não conteve as lágrimas e teve de ser consolada por Burrows.

Gularte foi o segundo brasileiro executado no exterior em tempos de paz. Em janeiro deste ano, o traficante Marco Archer Cardoso Moreira, 53, também foi fuzilado nessa mesma ilha indonésia, a 400 km da capital Jacarta.


Endereço da página:

Links no texto: