Folha de S. Paulo


Vou pedir a Deus para nosso filho superar isso, afirma ex de Gularte

Horas antes da execução do ex-namorado na Indonésia, a cantora Maria do Rocio Pereira, 55, dizia só ter um pedido a fazer: que o filho dos dois, Jimmy Gularte, 21, diagnosticado com autismo, conseguisse "superar tudo isso".

Em entrevista à Folha, a cantora disse que "vai pedir a Deus" para que o filho compreenda o destino do pai, Rodrigo Muxfeldt Gularte, morto nesta terça-feira (28), aos 42 anos.

Jimmy mora com a mãe em Florianópolis e teve pouco contato com o pai. Segundo Maria, parentes de Gularte só a procuraram recentemente porque queriam incluir, entre os argumentos usados no pedido de clemência, o fato de o rapaz ser autista.

"O Jimmy não entende bem o que é a morte, mas compreende o que está acontecendo [com o pai]. Vou pedir a Deus que ajude ele a superar tudo isso", disse Maria.

Jimmy está internado em um hospital da cidade. Segundo a mãe, ele vinha apresentando alteração de comportamento por causa do autismo e de uma doença não diagnosticada pelos médicos. Com a notícia do fuzilamento, afirma a mãe, ele piorou.

Maria diz estar triste com o destino de Rodrigo, com quem namorou em Curitiba, onde ambos moravam antes de se mudarem, separadamente, para a capital catarinense.

Ela relata que teve pouco contato com o ex-namorado após o nascimento do filho, em 1994, porque "ele começou a viajar muito para fora". Depois de 2004, quando o brasileiro foi preso na Indonésia, Maria afirma ter perdido o contato de vez.

FAMÍLIA

A mãe de Rodrigo, Clarisse Muxfeldt Gularte, aguardou a confirmação da execução do filho em seu apartamento em Curitiba. Estavam ao seu lado sua mãe, Rita, que mora com ela, e a filha, Adriana, irmã de Rodrigo, conta o advogado e amigo da família Cleverson Marinho Teixeira.

Uma das primas de Rodrigo, Lisiane Gularte de Carvalho, que mora em Porto Alegre, disse que desde quinta-feira (23) familiares que estão em Curitiba se reuniram com Clarisse "nesse momento, que está sendo muito difícil".

Segundo Teixeira, a família decidiu que seria melhor que Clarisse não acompanhasse o último dia de vida do filho na Indonésia para preservar a saúde dela.

"Ela esteve com o Rodrigo na Indonésia e já fez uma espécie de despedida. Retornou há uns 15 dias. Está tomando calmantes, precisando de cuidados médicos, debilitada física e emocionalmente por toda essa situação", afirmou o amigo da família.

O corpo de Gularte chegou para o funeral, em Jacarta, sob grande assédio da imprensa. Veja abaixo:

Assista

Colaborou ADRIANA BRUM, de Curitiba.


Endereço da página:

Links no texto: