Folha de S. Paulo


Bombeiros encontram 15º vítima e encerram buscas em Salvador

Felipe Oliveira/AFP
Bombeiros e moradores fazem buscas por vítimas em escombro após deslizamento de terra em Salvador
Bombeiros e moradores fazem buscas por vítimas em escombro após deslizamento de terra

As equipes do Corpo de Bombeiros encontraram a última vítima dos deslizamentos de terra ocorridos em Salvador na segunda-feira (27) e encerraram as buscas com um saldo de 15 mortos.

A última vítima identificada foi uma adolescente de 14 anos, cujo corpo foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Salvador.

Ao todo, 11 pessoas morreram na comunidade do Barro Branco, na avenida San Martin, periferia da capital. Quatro casas foram soterradas após as fortes chuvas da madrugada de segunda.

Três vítimas resgatadas no local estão hospitalizadas.

Na comunidade do Marotinho, bairro de Bom Juá, também na periferia, o saldo do deslizamento foi de quatro pessoas mortas, todas da mesma família.

Entre as vítimas, nove eram adultos: três homens e seis mulheres. As outras seis vítimas eram crianças ou adolescentes com idades entre 11 e 16 anos.

A Defesa Civil registrou 184 ocorrências até as 12h desta terça-feira (28), incluindo 107 deslizamentos de terra e cinco desabamentos de imóveis.

Um prédio de cinco andares desabou parcialmente no bairro de São Caetano, periferia da cidade, deixando um ferido.

Manu Dias/GOVBA
Casas no bairro do Lobato, em Salvador, que também foi afetado por deslizamentos de terra após forte chuva
Casas no bairro do Lobato, em Salvador, também afetado por deslizamentos de terra após forte chuva

FAMÍLIAS RELOCADAS

As áreas atingidas pelos deslizamentos estão sendo esvaziadas. Os moradores estão sendo encaminhados para abrigos e vão receber auxílio-moradia. As famílias também poderão sacar até R$ 6.300 do FGTS.

Segundo a prefeitura, a capital baiana tem cerca de 600 áreas consideradas de risco. Dez delas, mais críticas, terão "estado de emergência" decretado ainda nesta terça-feira.

Tropas do Exército vão auxiliar na retirada das famílias das áreas de risco.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meterologia), o clima em Salvador permanece nublado, com pancadas de chuva, até quinta-feira (30).


Endereço da página: