Folha de S. Paulo


Polícia combate princípio de incêndio em área de manancial invadida em SP

A Polícia Militar Ambiental combateu um princípio de incêndio na noite desta segunda-feira (27) na região do Parque dos Búfalos, no Jardim Apurá, área de manancial na zona sul de São Paulo, região de conflito entre ambientalistas e invasores do terreno.

A prefeitura prevê a construção de um parque com ciclovia e equipamentos como posto de saúde e escolas, além de um conjunto habitacional por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

No entanto, a administração do prefeito Fernando Haddad enfrenta a oposição de ambientalistas que defendem a preservação do local e querem um parque, e não a construção de moradias na região localizada às margens da represa Billings.

Segundo informações da Polícia Ambiental, por volta de 50 manifestantes atearam fogo em galhos, mas o princípio de incêndio foi rapidamente controlado.

Além disso, alguns manifestantes jogaram pedras em viaturas da polícia, que faz plantão no local para proteger o parque.

Conforme a Folha mostrou na quinta-feira (23), há uma espécie de "invasão-fantasma" no local –não há barracos nem sem teto dormindo no local, mas faixas que demarcam lotes e invasores vigiando a área.

Na semana passada, a polícia multou em R$ 12,3 mil o proprietário da área de 48 mil metros quadrados localizada na região do Parque dos Búfalos. A multa foi aplicada por causa do dano ambiental provocado pelos invasores, com retirada de vegetação.

De acordo com informações do movimento em defesa do Parque dos Búfalos, pelo menos mil árvores de vários tamanhos foram derrubadas.

"Não somos contra moradia, mas queremos moradia digna", diz Henny Freitas, da Rede Novos Parques SP.

Segundo ela, o movimento já entregou à prefeitura seis propostas de áreas com infraestrutura e que podem ser usadas para construção de moradias.

Moradores do entorno do parque contam que as fogueiras são constantes na região depois que os invasores começaram a cortar árvores.

Eles afirmam também que é comum encontrar restos de comida, garrafas de refrigerante e latas de cerveja no local.


Endereço da página:

Links no texto: