Folha de S. Paulo


Haddad diz que modelo de parceria para Anhembi ainda não está definido

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), convocou nesta segunda-feira (27) o secretário de Turismo, Wilson Martins Poit, para uma reunião em seu gabinete. Após a conversa, a prefeitura divulgou uma nota (veja abaixo) segundo a qual ainda não está definido o modelo de parceria com a iniciativa privada para gestão do Anhembi.

Em entrevista à Folha, Poit defendeu a adoção do mesmo modelo aplicado no governo federal para concessão dos aeroportos. Nesse modelo, as concessionárias pagaram ao governo Dilma Rousseff pelo direito de explorar os novos terminais aeroportuários.

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Vista do Anhembi, que o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, pretende privatizar num prazo máximo de um ano
Haddad descarta concessão e aposta em PPP para privatizar o centro de convenções Anhembi

Poit –que também é presidente da SPTuris e da SPnegócios– afirmou que este modelo é ideal porque seus rendimentos seriam convertidos em benefícios para a cidade. Pela manhã, no entanto, Haddad desautorizou seu secretário nas redes oficiais.

No Twitter, o prefeito usou o enunciado "perdidos no espaço" para desqualificar a proposta. "Não pretendo privatizar o Anhembi, nem arrecadar R$ 1,5 bi com aluguel mas modernizá-lo por PPP", disse.

Nesta tarde, a administração municipal divulgou uma nota, em que diz que o instrumento de parceria com a iniciativa privada não está definido. A prefeitura fará um chamamento público para consultar interessados sobre o modelo ideal para o Anhembi.

Editoria de Arte/Folhapress

*

Nota de Esclarecimento - Anhembi

A Prefeitura de São Paulo esclarece que a reportagem "Haddad vai privatizar Anhembi", publicada hoje na Folha de S.Paulo (A1 e B7, 27/04/2015) está errada.

Não existe a intenção de privatizar o Anhembi. A informação correta é que a SPTuris (empresa de turismo e eventos ligada à Prefeitura e responsável pela administração do Anhembi) fará um chamamento público por projetos de parceria (PPP) que economizem recursos públicos ao mesmo tempo em que proporcionem as necessárias modernização, otimização, expansão e manutenção do Anhembi.

Está errada também a interpretação de que haverá um "aluguel" por R$ 1,5 bilhão. Esse valor é uma estimativa relativa ao terreno do Anhembi, baseado no valor do metro quadrado na região o valor total do Anhembi, incluindo sua forte marca e seus ativos, é muito superior a isso._

Além disso, o modelo da futura parceria ainda não está definido - poderá ser uma concessão, sociedade ou outro tipo de PPP. O chamamento é para apresentação de projetos e soluções, mas caberá à Prefeitura modelar, regular e dispor sobre os termos e condições da parceria e da execução dos serviços. O modelo de "edifício-garagem" e interligação por monotrilho são, por enquanto, sugestões.


Endereço da página:

Links no texto: