Folha de S. Paulo


Brasileiro acha que pena de morte será abolida, diz advogado

O brasileiro Rodrigo Gularte disse neste domingo (26) que a pena de morte na Indonésia acabou e que ele será solto em breve, afirma Ricky Gunawan, advogado que o defende.

"Ele disse que há uma conferência em Jacarta para abolir a pena de morte em todo o mundo e que ele será salvo."

Gunawan e a prima de Gularte, Angelita Muxfeldt, foram visitar o brasileiro hoje na prisão de Besi, onde ele está isolado à espera da execução –que pode ocorrer a qualquer momento a partir da noite de terça-feira (28), horário indonésio.

Segundo o advogado, o comportamento de Gularte é "delirante", com frases desconexas. "Tentamos discutir sobre os três dias que temos restantes e ele não entendia. Tentamos saber seu último desejo e ele começou a rir, fazendo referência aos três desejos de Aladim."

Editoria de Arte/Folhapress

Gularte tem esquizofrenia constatada por dois laudos. Em fevereiro, a Procuradoria-Geral da Indonésia decidiu ela mesmo examiná-lo, mas o resultado jamais foi divulgado.

Gunawan entrará nesta segunda-feira com um novo recurso sob o argumento de que, com base no artigo 44 do Código Penal indonésio, pessoas com doenças mentais não podem ser responsabilizadas. Ele anexará laudos médicos que apontam o início da doença em 1982, diz. O governo indonésio tem dito que não há, na lei que rege as execuções, nenhum obstáculo que impeça o fuzilamento de Gularte.

Gularte foi condenado à morte por tráfico de drogas, após tentar entrar na Indonésia com 6 kg de cocaína.


Endereço da página: