Folha de S. Paulo


Prefeitura de SP busca parceiros para tentar resolver iluminação pública

Nesta quarta (22), a Prefeitura de São Paulo lança um edital para buscar uma empresa parceira para trocar 620 mil lâmpadas por outras mais modernas, de LED, e criar 76 mil novos pontos de iluminação.

A ideia, além de não gastar dinheiro público, é promover uma economia de energia de 50%. O investimento esperado é de R$ 2 bilhões e seria pago, de acordo com a prefeitura, com a economia gerada.

A parceria público-privada (PPP) terá validade de 20 anos e empresas e consórcios de fora do país também poderão concorrer.

Com o novo modelo, a prefeitura espera reduzir atropelamentos, e aumentar a segurança. Uma das metas é que mais de 99% das lâmpadas funcionem durante a noite.

A remuneração pelo serviço não sofrerá alterações em comparação à atual –R$ 25 milhões mensais. A proposta vencedora será conhecida no dia 23 de junho e o contrato deve ser assinado ainda em 2015.

Antes do edital a prefeitura promoveu debates e recebeu propostas, em processo iniciado em 2013. As contribuições recebidas foram incluídas no edital.


Endereço da página: