Folha de S. Paulo


Mauricio Rittner (1939-2015)

Mortes: Diretor e roteirista de 'As Delícias da Vida'

Engenheiro casado com uma judia. Esse seria o destino de Mauricio Rittner se dependesse de seus pais, mas o amor pelo cinema e por Maria Edméa, católica que conheceu no set de filmagens, acabou frustrando os planos da família de origem judaica.

O medo do nazismo levou os pais de Rittner a emigrar da Polônia na década de 30 e a se estabelecer em São José do Rio Preto, interior paulista, onde o cineasta nasceu.

Ainda adolescente, escrevia críticas de filmes para folhetins locais e trocava correspondências sobre o tema com o escritor Ignácio de Loyola Brandão, então crítico de cinema em Araraquara (SP).

Forçado pela família, foi a São Paulo estudar engenharia na USP, mas odiava cálculo. Desistiu logo no início para se formar em uma das primeiras turmas de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero.

Escreveu sobre cinema para diversos jornais e revistas e se tornou aprendiz de direção do cineasta Walter Hugo Khouri, com quem trabalhou no filme "Noite Vazia", de 1964, e de Silvio de Abreu, autor de novelas da TV Globo.

Dirigiu dois filmes, "Uma Mulher Para Sábado" (1970) e "As Delícias da Vida" (1974), seu preferido, do qual também foi produtor, e que contou com Vera Fischer no elenco, cinco anos após a atriz ter sido coroada Miss Brasil.

Decepcionado com o prejuízo financeiro por causa do filme, passou a se dedicar à edição de livros e à tradução.

Viúvo desde 2008, morreu no domingo de Páscoa, aos 76 anos, por insuficiência cardiorrespiratória, depois de ficar o período da quaresma internado. Deixa o filho, Daniel, a nora e sobrinhos.

coluna.obituario@uol.com.br

-

VEJA AS MORTES PUBLICADAS NESTA TERÇA-FEIRA

Ernst Schaalmann - Aos 93, deixa filhos, irmãos, netos e bisnetos. Cemitério Israelita do Butantã.

Evany Guimarães Machado - Aos 92, viúva de José Altino Machado, deixa filhos e netos. Cemitério Morumby.

Ofelia Chapochnick - Aos 78, deixa filhos e netos. Cemitério Israelita do Embu.

*

7º DIA

Alberto Szalai - Hoje (7/4), às 19h30, paróquia Santa Cruz de Itaberaba, av. Itaberaba, 2093, Itaberaba.

Antonio Fernando Pestana de Castro - Hoje (7/4), às 20h, na paróquia N. Senhora da Saúde, rua Domingos de Moraes, 2.387, Vila Mariana.

Coraly Pimentel De Mello Ferreira - Amanhã (8/4), às 19h, na igreja Santa Teresinha, rua Maranhão, 617, Higienópolis.

Gilberto Arruda Peixoto - Hoje (7/4), às 19h30, na igreja São João de Brito, rua Nebraska, 868, Brooklin.

José Oswaldo de Féo - Hoje (7/4), às 18h, na paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, alameda Franca, 889, Jardim Paulista.

Therezinha Motta Arantes - Amanhã (8/4), às 8h, na igreja Nossa Senhora da Consolata, rua Leão 13, 303, Jardim São Bento.


Endereço da página:

Links no texto: