Folha de S. Paulo


Mano Brown é liberado após ser detido por desacato e desobediência

Fabrício Bomjardim//Brazil Photo Press/Folhapress
Mano Brown, do grupo Racionais Mc's, durante show de lançamento do álbum
Músico foi detido pela PM na avenida Carlos Caldeira Filho e levado para o 37º DP (Campo Limpo)

O rapper Mano Brown, do grupo Racionais MC's, deixou o 37º DP (Campo Limpo) por volta das 20h30 desta segunda-feira (6) após ser detido à tarde em uma blitz da Polícia Militar.

Segundo a PM, a habilitação do músico e o IPVA do carro estavam vencidos desde 2012. O veículo estava em nome da mãe dele.

A detenção ocorreu por volta das 16h, na avenida Carlos Caldeira Filho, 1000, na Vila Andrade, zona sul de São Paulo. Brown foi levado à delegacia por desacato, desobediência e resistência a prisão.

Ao sair da delegacia, ele foi cercado por uma centena de fãs. Ao seu lado, estava o ex-senador e secretário municipal de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy (PT).

De acordo com o secretário, Mano Brown disse que, ao ser parado pela PM, desceu do carro e o policial o teria empurrado. Ele ainda teria dito ao PM para não encostar nele e em seguida teria sido imobilizado e jogado ao chão. Levado ao DP, o rapper teria mostrado ao delegado as marcas em seu braço resultantes da queda.

"Imagino que se houvesse civilidade por parte da PM, não precisaria disso tudo", afirmou Suplicy. Segundo ele, a questão dos documentos vencidos poderia ter sido resolvida. "Isso é normal", disse o secretário. "Eu mesmo já dirigi com a carteira vencida. Eu me pergunto por que tanta brutalidade contra o rapper de maior audiência no Brasil".

O advogado de Brown, Raphael Ornaghi, afirmou que recebeu de pessoas que estavam no local no momento da abordagem um vídeo que comprovaria a agressão dos policiais.

Já o delegado Fábio Brandão disse que o policial pediu a revista pessoal, mas Mano Brown se recusou a passar pela averiguação e, por ter resistido à revista, foi algemado. Segundo o delegado, a PM vai averiguar o caso.

HISTÓRICO

O vocalista dos Racionais MC's já foi detido uma vez por um caso semelhante.

Em 2004, Brown foi preso por desacato e resistência, dentro do condomínio onde morava, na estrada de Itapecerica, na zona sul da capital.

Segundo a Polícia Militar, o rapper estava em seu carro acompanhado de um amigo quando policiais pediram para ele parar o veículo. Brown acelerou e seguiu para o condomínio onde morava.

No local, o rapper teria xingado e tentado agredir os policiais, e dito que eles não poderiam prendê-lo em casa. Ele deixou a carceragem após pagar fiança de R$ 60 por desacato.


Endereço da página:

Links no texto: