Folha de S. Paulo


Prefeitura de São Paulo alfineta leitores em respostas no Facebook

"Que tal se informar no post antes de sair por aí destilando desumanidades? Madonna não aprovaria seu comentário."

A frase que viralizou na internet nos últimos dias foi postada pela Prefeitura de São Paulo em sua página no Facebook e é dirigida a um internauta que criticou o post do poder municipal contrário à redução da maioridade penal.

A referência a Madonna resulta da foto do internauta simular a capa do último disco da pop star e da mudança de postura da prefeitura nas redes sociais -por vezes ácida, direta e bem humorada.

Nas centenas de comentários que se seguiram à resposta da prefeitura (a grande maioria em tom sarcástico contra o internauta), uma crítica ao trabalho do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Em sua réplica, o poder público municipal se compromete a "trazer uma resposta oficial do CCZ". Antes, porém, uma "alfinetada": "Descontando o seu comentário não ter nenhuma relação com o post..."

Segundo a Secretaria de Comunicação da gestão Fernando Haddad (PT), responsável pela manutenção dos perfis institucionais no Facebook e no Twitter, houve uma mudança no teor de suas respostas em fase experimental.

"Com a consolidação dos perfis, as interações agora passam por uma fase de teste com um tom mais informal e bem humorado, visando a aproximação com os internautas", afirma.

A medida não é inédita. Desde 2014, em sua página na rede social, a Prefeitura de Curitiba é ainda mais bem humorada, chamando a atenção de seguidores.

Ao post "Prefeitura se propõe a intermediar diálogo entre Ministério Público e ciclistas" outro leitor escreveu em referência a Haddad: "Só fez as ciclovias com o único interesse de desvio de verba em licitações fraudulentas".

A resposta da prefeitura: "Jura [nome do internauta]? Você tem prova disso?"


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