Folha de S. Paulo


Piloto e mecânicos que morreram em queda de helicóptero eram experientes

Apaixonado pela profissão que exercia havia mais de dez anos, o mecânico Erick Martinho reconhecia modelos de helicópteros apenas ouvindo o barulho dos veículos no ar.

"Ele adorava falar sobre essas máquinas e sobre seu trabalho", conta o empresário, Paulo Venturin, 41, amigo de infância de Martinho.

O mecânico, que cresceu no bairro da Aclimação, região central de são Paulo, e lá morava com a mãe, completaria 37 anos nesta terça (7) e iria se casar no final do ano.

Ele e a noiva, Ana Paula Araújo, que também trabalha na Helipark, estavam mobiliando o apartamento que haviam comprado em Barueri (Grande SP).

Além de aficionado pelo trabalho, Martinho torcia para o Santos e adorava ser goleiro nos jogos de futebol com os amigos aos fins de semana. Gostava também de correr e era fã de samba.

Dos outros ocupantes do helicóptero, Martinho era próximo de Leandro Souza, 34, que tinha o mesmo cargo que o seu na Helipark.

Souza havia se formado na Escola de Aviação Congonhas em 2012. Deixa a mulher e um filho de nove anos.

Paulo Henrique Moraes, 42, também era mecânico, mas atuava na empresa Seripatri, dona da aeronave. Casado e sem filhos, era tido como muito disciplinado pelos amigos.

O piloto Carlos Haroldo Esquerdo Gonçalves, também funcionário da Seripatri, tinha 53 anos e mais de 30 de experiência na profissão. Atuava na empresa desde junho de 2008. Havia trabalhado ainda na Líder Táxi Aéreo.

O comandante Ruy Flemming, 55, conta que trabalhava no DAC (Departamento de Aviação Civil) 15 anos atrás quando o conheceu. "Era um profissional sério e competente. Tinha as melhores características, tanto de comportamento como de piloto", diz ele, hoje relações-públicas da Abraphe (Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero).

Na época, o trabalho de Flemming no DAC consistia em avaliar os conhecimentos técnicos dos pilotos e suas reações em situações de emergência.

"A surpresa [quanto ao acidente] é extraordinária. Era um piloto altamente experiente e conceituado no meio. O conjunto entre máquina e piloto era um dos melhores disponíveis no mercado."

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: