Folha de S. Paulo


Pena de morte não inibe venda de drogas em ilha da Indonésia

Veja vídeo

Quarta-feira, 25 de fevereiro. Madrugada em Bali, ilha do país que entrou para o noticiário mundial pelo seu avesso: a pena capital para traficantes de drogas.

No dia 17 de janeiro, o carioca Marco Archer, 53, foi fuzilado na Indonésia com outros cinco condenados. No último dia 19, o governo indonésio anunciou o adiamento por tempo indeterminado do fuzilamento de mais 10 presos, entre eles o paranaense Rodrigo Gularte, 42.

Estamos na Dianapura, rua de Séminyak, bairro de Denpasar, a capital balinesa. A rua ferve. Bomba. Sua, sob o calor de 30 graus. Mix Well, Dix Club, Bali Joe, Face Bar e Bottoms Up, cinco inferninhos, um seguido ao outro. A Dianapura é conhecida como rua dos "Lady Boys" –ou travestis. Na porta de um clube, encontramos "Angelina".

Perguntamos a ela onde conseguir algo para alcançar o nirvana. Nas calçadas e pistas de dança, turistas gays e simpatizantes parecem ter encontrado Alá –ou Shiva (ao contrário do resto da Indonésia, de maioria muçulmana, 84,5% dos cerca de 3 milhões de balineses são hindus).

Angelina aponta para o balcão de um dos inferninhos. A droga da moda em Bali é a metanfetamina, popularizada pelo seriado americano "Breaking Bad".

Sento-me no balcão, peço uma água, troco algumas palavras com o barman. Após poucos minutos de papo, estou com uma pílula de ecstasy na minha frente. Preço: 500 mil rupias, cerca de US$ 50. Desisto da compra.
"A polícia está por aí, sem uniforme. Age assim, oh...", me diz o dono de um inferninho, cobrindo os olhos com a mão espalmada, dedos bem afastados. "Tudo pode. Em Bali, o dinheiro fala."

Nos dez dias que se seguem, descobriríamos: a lei que mata não diminui o tráfico nem o consumo. Aumenta a propina. Conhecida como a ilha dos deuses, famosa por ondas perfeitas, pela cultura exótica e pelo eterno verão, destino de surfistas, doidões, alternativos da nova era e turistas ávidos por prazer, Bali é hoje o paraíso dos contrários.

"É o lugar mais complexo do mundo. Vocês não esperam entender Bali em 10 dias, esperam?", pergunta, falando de Sidney, a jornalista australiana Kathryn Bonella, autora de três best-sellers sobre o submundo das drogas na ilha.

De um lado, a lenda, o Éden. Do outro, uma ilha pobre que, nos últimos 10 anos, viu o turismo explodir e o dinheiro chegar, numa profusão de resorts de luxo, restaurantes bacanas, lojas de grife, boates para todos os gostos. A balada não cessa.


Endereço da página:

Links no texto: