Do total de acidentes aéreos registrados de 2004 a 2013 no Brasil, 17% deles aconteceram com helicópteros, segundo o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão da Aeronáutica.
Foram 1.136 casos envolvendo aeronaves no período de dez anos, sendo 189 deles com helicópteros.
De acordo com o especialista Carlos Camacho, ex-diretor de segurança de voo do sindicato nacional dos aeronautas, não há protocolo oficial de testes de helicóptero após manutenções e revisões.
A aeronave que caiu em Carapicuíba estava em testes depois de uma manutenção. Além do filho do governador Geraldo Alckmin e do piloto, morreram na queda três mecânicos.
"Em saída de manutenção, o piloto tem que estar mais atento", afirma Camacho. "Eu levaria no máximo um mecânico para fazer algumas anotações. Não encheria o helicóptero."
Segundo o técnico, o modelo que caiu é um "excelente helicóptero", tem recursos avançados e baixo nível de acidentes.
"Foi uma fatalidade. Um piloto que voa num helicóptero desse não é iniciante", afirma o especialista.