Folha de S. Paulo


Outra mulher morre no complexo do Alemão após ser baleada em sua casa

Uma moradora e um suspeito de integrar o tráfico de drogas morreram após um tiroteio no complexo do Alemão, zona norte do Rio. A mulher foi identificada como Elizabeth Alves de Moura Francisco, 41, e estava dentro de casa quando foi atingida por dois tiros. O suposto traficante não foi identificado. A filha de Elizabeth e outro menor de idade também foram baleados.

De acordo com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), policiais da Nova Brasília, uma das comunidades do complexo, estavam em patrulhamento no final da tarde quando se depararam com um grupo de homens armados. Houve troca de tiros, e um dos suspeitos armado foi morto.

No mesmo momento, Elizabeth foi baleada dentro de casa por dois tiros nas costas. Ela chegou a ser socorrida e levada para o Hospital estadual Getúlio Vargas, na Penha, também na zona norte, mas morreu na unidade.

Já sua filha, que tem 15 anos, foi atingida no braço direito e já recebeu alta. Um outro menor de idade, que também estaria no grupo que se envolveu no tiroteio com os agentes, foi atingido por quatro disparos e passou por cirurgia.

Os policiais que participaram da troca de tiros foram levados para prestar depoimento na 45ª DP (Complexo do Alemão). Eles tiveram as armas apreendidas para confronto balístico.

CASO SEMELHANTE

Há menos de um mês, em 20 de março, a dona de casa Vanessa Aparecida de Abicassis também morreu após ser atingida no peito na porta de sua casa. O caso gerou protesto dos moradores da comunidade, que estenderam lenços e camisas brancas em suas varandas e janelas, pedindo paz.

No mesmo dia, dois soldados da UPP local foram feridos por outro tiroteio e levados ao hospital.

Em depoimento à Folha, o marido de Vanessa declarou que "perdeu tudo em um tiro" e que a casa do casal já havia sido atingida por um disparo no ano passado. Por isso, ele pedia que Vanessa não ficasse na porta nem na sala.

Moradores do complexo de favelas do Alemão estendem panos, lenços e camisas brancas em varandas, janelas e ruas, na tarde desta sexta-feira (20) para pedir paz -em protesto pela morte de Vanessa Aparecida de Abicassis, 38. A moradora morreu por volta das 15h de quinta ao ser atingida por um tiro dentro de sua própria casa.

Horas depois, por volta das 22h, um novo confronto no Alemão deixou dois soldados da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) feridos. Eles foram levados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha (zona norte).


Endereço da página:

Links no texto: