Folha de S. Paulo


Alckmin adia entrega de estação da linha 5; metrô tem atraso generalizado

A gestão do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), informou na manhã desta segunda-feira (30) que as obras da linha 5-lilás do metrô vão atrasar mais um ano.

A obra, que ligará as estações Adolfo Pinheiros e Chácara Klabin, na linha 2-verde, teve entrega prometida para 2014, depois 2016 e, agora, 2017. "É a questão de meio ambiente, desapropriações e interferências. Nós esperamos entregar no primeiro semestre de 2017 Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin", disse Alckmin.

O governador afirmou que seis estações dessa linha serão entregues no segundo semestre de 2017 e apenas a última, Campo Belo, ficará para 2018. De acordo com ele, 5.700 pessoas trabalham em sete lotes da construção da linha 5, que será interligada às estações Chácara Klabin, na linha 2-verde, e Santa Cruz na linha 1-azul.

Zanone Fraissat/Folhapress
"Tatuzão" operando em obras de futura estação da linha 5-lilás do metrô de São Paulo

Com obras paradas, a linha 4-amarela também teve o prazo de entrega das estações Vila Sônia e Morumbi, que tinha previsão de entrega para 2017, agora deve ser inaugurada totalmente apenas em 2018. Alckmin disse que vai multar a empresa Isolux Córsan-Corviam, responsável pela construção, mas não disse o valor. "Ela [empresa] tem este mês de abril para retomar as duas estações [Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie]. E nós vamos licitar as outras duas, que é Morumbi e Vila Sônia", disse. Além das linhas 5 e 4, o monotrilho da linha 15-prata também está atrasado, conforme mostrou a Folha no último fim de semana.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que o contrato com a empresa será rescindido caso as obras não sejam retomadas em abril. "Temos de fazer uma auditoria do que foi realizado, fazer os quantitativos do que precisa ser feito e aprovar o orçamento no Banco Mundial", disse Pelissioni.

O relato foi feito no local onde funcionará a futura estação AACD-Servidor, da linha 5-lilás, quando a máquina que perfura e concreta os túneis, conhecida como Tatuzão, chegou ao local. A previsão do governador é que a linha atenderá cerca de 780 mil passageiros por dia.

Na propaganda eleitoral que foi ao ar no dia 25 de agosto de 2010, Alckmin prometeu entregar a Linha 4-Amarela completa e mais 11 estações da Linha 5-Lilás do Metrô de São Pauloaté o fim do mandato, em 2014. "Nós vamos terminar a Linha 4 do Metrô e levar a Linha 5 de Santo Amaro até a Chácara Klabin", garantiu. Nenhum dos dois compromissos será cumprido.

A Linha 5-Lilás ganhou apenas uma estação e faltam ainda dez para os usuários do transporte público chegarem até a Chacára Klabin. No caso da Linha 4-Amarela, a extensão de 3,8 km até a Vila Sônia também não foi entregue.

Editoria de Arte/Folhapress

AMPLIAÇÃO

O secretário de Transportes anunciou que o horário de funcionamento da linha 15-prata será ampliado para 12 horas no início de abril – das 7h às 19h. Hoje, ela funciona apenas das 9h às 14h. Em abril começam obras de desvio do córrego da Mooca, que está atrasando o cronograma das obras.

A previsão é que outras três estações da linha 15 sejam inauguradas apenas no segundo semestre de 2016.

Já o monotrilho da linha 17, que chegou a ser anunciado como o principal meio de transporte para ligar o estádio do Morumbi ao aeroporto de Congonhas para a Copa de 2014 agora só deve ser entregue em 2017, com três anos de atraso. A obra mais complexa da linha, segundo o governo, é a construção de um pátio de manobra para trens sobre um piscinão.


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