Folha de S. Paulo


Cães e gatos terão de pagar passagem para andar em ônibus de SP

Os animais domésticos de pequeno porte, como cães e gatos, podem ser transportados nos ônibus da capital a partir desta quinta-feira (12).

De acordo com a sanção publicada nesta quinta no "Diário Oficial da Cidade", o dono do animal terá de pagar uma passagem regular para que o animal seja transportado, ou seja, R$ 3,50.

Procurada, a SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal) informou que a cobrança só será feita se o passageiro optar em levar o animal em um assento, ou seja, a cobrança é isenta se ele for transportado no colo. O pagamento da 'tarifa do cão' poderá ser feita em dinheiro ou por meio do bilhete único.

A prefeitura divulgou ainda as regras para o transporte de animais, entre elas, que eles não podem ser levados nos coletivos nos horários de pico, ou seja, das 6h às 10h e das 16h às 19h. Os animais terão de ser levados em caixas de fibra de vidro ou similar para que os cães e gatos sejam transportados com segurança.

O projeto já tinha sido aprovado na Câmara no mês passado. Com a sanção, agora fica permitido o transporte nos coletivos de animais que não sejam considerados ferozes e peçonhentos, com até 10 kg, devidamente vacinados e dentro de caixas especiais.

Atualmente, só são permitidos nos ônibus cães-guia.

De acordo com a prefeitura, a lei beneficia a população de baixa renda que não tem condições de custear o transporte particular dos animais a veterinários ou postos de vacinação.

No embarque, poderá ser solicitado aos donos a carteira de vacinação dos animais.


Endereço da página:

Links no texto: