Folha de S. Paulo


Em meio à crise da água, Sabesp pede novo reajuste da tarifa para abril

A Sabesp (empresa estadual de saneamento) pediu autorização para reajustar a tarifa da água a partir de abril deste ano. O último reajuste foi feito em dezembro, de 6,49%, abaixo da inflação.

Segundo a Folha apurou, a intenção dessa vez é reajustar a tarifa acima da inflação para equilibrar as finanças da empresa que tem reduzido sua arrecadação e aumentado seus investimentos.

Outro argumento para o reajuste acima da inflação é o aumento do custo de energia elétrica, o que, segundo a empresa, não estava previsto em seu plano de negócios de 2014.

O pedido foi feito à Arsesp (agência reguladora estadual) e está em análise pela diretoria do órgão. Uma audiência pública, ainda sem data prevista, deve ser feita sobre o tema.

No ano passado, a Sabesp cortou R$ 1,1 milhão de reais de despesas para compensar a deterioração de suas finanças. Outros R$ 1,5 milhões deixaram de ser arrecadados devido ao programa de bônus para quem economizar água.

Nesta terça-feira, o sindicato que representa funcionários da empresa decidirá se entrará em greve por tempo indeterminado. A justificativa é o que o sindicato já chama de "onda de demissões" no setor operacional da empresa.


Endereço da página: