Folha de S. Paulo


Justiça manda Prefeitura de SP retirar ciclovia da frente de colégio particular

A Justiça mandou a Prefeitura de São Paulo retirar uma ciclovia que fica em frente a um colégio particular na Vila Mariana, zona sul. A liminar foi publicada na quarta-feira (18).

Em nota, a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) informou que irá recorrer da decisão.

A juíza Simone Viegas de Moraes Leme afirma que a faixa reservada aos ciclistas causa riscos aos alunos que trafegam pela rua Madre Cabrini —mesmo nome do colégio.

Vinicius Pereira/Folhapress
A nova faixa para embarque e desembarque de alunos em frente a colégio na Vila Mariana
Faixa azul para embarque e desembarque de alunos em frente a colégio na Vila Mariana, zona sul

Na decisão, a magistrada diz que "faltou planejamento da gestão municipal para implantação da ciclofaixas."

Ela argumenta que a rua Madre Cabrini é "curta e estreita" —cerca de 700 metros— e que há grande trânsito de vans escolares e pedestres.

"Diante de tal panorama, causa espécie a colocação de ciclofaixa no local, eis que patente o perigo de dano irreparável ou de difícil reparação em relação a potencial situação de risco à criança e aos adolescentes que frequentam o Colégio Madre Cabrini", relata a juíza.

Nenhum responsável pelo colégio foi encontrado na tarde deste sábado (21).

FAIXA AZUL

Ao implantar a ciclovia na rua, em novembro, a prefeitura pintou também uma faixa azul, para que alunos do colégio possam embarcar e desembarcar dos carros. Na época, a medida foi motivo de polêmica.

Pais e funcionários da escola reclamaram e fizeram até um abaixo-assinado contra a ação.

Pela faixa azul, que fica entre a ciclovia e a rua, os alunos podem caminhar até os veículos sem invadir nenhuma delas. Na pista vermelha, foi pintada uma faixa de pedestre.

Em nota, a CET disse, na época, que explicou a medida à escola, treinou funcionários e distribuiu folhetos aos pais.

"A sinalização foi adequada para embarque e desembarque com a implantação de área de segurança para os alunos, o que permitiu a passagem da ciclovia junto ao passeio."


Endereço da página: