Folha de S. Paulo


SP vai pedir ao governo federal veto à fabricação de dinamite

Como medida para o combate a ataques a caixas eletrônicos, o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, afirmou nesta sexta-feira (20) que pedirá ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o veto à fabricação e à comercialização de bananas de dinamite.

Segundo o secretário, apenas 15% das pedreiras ainda usam o artefato, que acaba sendo desviado e empregado em furtos a caixas eletrônicos. O encontro com Cardozo será na próxima quarta-feira (25).

Uma força-tarefa foi criada entre as polícias e o Exército para fiscalizar as pedreiras na tentativa de evitar o desvio de detonadores e bananas de dinamite. "As equipes vão analisar os explosivos para verificar de qual pedreira saiu, de onde e quem foi o responsável", afirmou o secretário.

Moraes disse ainda que o transporte de explosivos deverá ser feito com escolta privada –a competência desse serviço é do Exército, que disse não ter efetivo suficiente.

Em casos justificáveis, disse Moraes, é possível obrigar a iniciativa privada a assumir a função. Reportagens de televisão mostraram que caminhões com explosivos são transportados sem nenhuma escolta.

O secretário se reuniu com o presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Murilo Portugal, e representantes do Exército e das Polícias Civil e Militar na manhã desta sexta para tratar do combate a ataques a caixas eletrônicos.

Segundo Moraes, os encontros passarão a ser mensais. Ele não informou quantos caixas foram atacados neste ano. Disse apenas que 17 pessoas foram presas.

Zanone Fraissat - 05.fev.15/Folhapress
Criminosos explodem caixa eletrônico em posto de gasolina na Vila Mariana, zona sul de São Paulo
Criminosos explodem caixa eletrônico em posto de gasolina na Vila Mariana, zona sul de São Paulo

MUDANÇA DE NORMA

Alexandre de Moraes propôs à Febraban um mecanismo que incinere as notas no momento do furto. Para isso, é preciso que o Banco Central ressarça aos bancos as notas que estejam completamente destruídas. Atualmente, os bancos são ressarcidos apenas quando há destruição de 51% da nota.

Para isso, o governo estadual quer que o BC faça uma alteração na norma que proíbe a destruição de papel moeda. Se a nota puder ser identificada, por exemplo com o uso de tintas irremovíveis, o governo quer que o banco seja ressarcido mesmo se ela tiver 100% destruída.

Outra medida aventada é a instalação de bomba de fumaça em todos os caixas eletrônicos em áreas de risco. Segundo Moraes, a fumaça dificultaria a ação dos criminosos e daria tempo de a polícia chegar. Além disso, a proposta do secretário inclui ainda a colocação de uma placa blindada mais curta que impede o arrombamento feito para instalar a dinamite.

A secretaria também afirmou que centralizará as informações e o georreferenciamento de todos os caixas eletrônicos para estabelecer as rotas nas áreas mais críticas. "Faremos uma reunião com cada banco, porque cada um tem a sua forma de monitoramento. Assim, todas as imagens serão repassadas on-line paro o Detecta na secretaria."


Endereço da página:

Links no texto: