Folha de S. Paulo


Após pichação, desenho nos Arcos do Jânio recebe intervenção de grafiteiros

Um grupo de grafiteiros fez uma intervenção na manhã deste sábado (14) em um dos desenhos feitos nos Arcos do Jânio, no centro de São Paulo. A arte ganhou repercussão nas redes sociais após internautas dizerem que a prefeitura permitiu homenagear o ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez, morto em 2013.

O artista responsável pelo grafite, Rafael Hayashi, disse à Folha nesta semana que a ideia era retratar um homem negro, mas que a imagem ficou distorcida.

Na quinta-feira (12), o desenho amanheceu com borrões de tinta vermelha e as frases: "Hugo Chá. É o Chávez sim".

Neste sábado, os artistas desenharam uma venda vermelha nos olhos do desenho e uma mão tampando a boca. Rafael Hayashi afirmou que a intenção é dar uma resposta às más interpretações, censuras e ataques ao trabalho.

"O que pretendemos é dar um ponto final a este assunto do qual acabamos sendo incluídos por acharem oportuno nos utilizarem como uma ferramenta de ataque. A pintura não tinha o papel nem de ataque e nem de defesa de nenhum pensamento político-partidário. Por estes motivos neste momento essa figura se cala ou é silenciada", disse o artista.

Apu Gomes/Folhapress
Artistas fazem intervenção após grafite que lembra Hugo Chávez ser pichado em São Paulo
Artistas fazem intervenção após grafite que lembra Hugo Chávez ser pichado em São Paulo
Danilo Verpa/Folhapress
Desenho que lembra rosto de Hugo Chávez em Arcos do Jânio amanheceu pichado
Desenho que lembra rosto de Hugo Chávez em Arcos do Jânio amanheceu pichado

Os Arcos do Jânio, erguidos no início do século passado são considerados patrimônio histórico. O local veio à tona no final dos anos 1980, quando o então prefeito Jânio Quadros mandou demolir um cortiço que encobria a estrutura.

A prefeitura disse que repudia qualquer tentativa de censura prévia de expressões artísticas e que o uso dos muros tem autorização do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental).


Endereço da página: