Folha de S. Paulo


'Água da sarjeta' vira solução para limpeza na rua Augusta, em SP

Enquanto um prédio em construção no centro da cidade desperdiça água de seu lençol freático sarjeta abaixo na rua Augusta, faxineiros que trabalham na região chegam a encher dez baldes por dia na "água da guia" para garantir a limpeza e a descarga dos banheiros.

A água é transparente e aparentemente limpa.

Em tempos de escassez, quem sobe a Augusta em direção à rua Dona Antônia de Queirós, porém, se assusta com a abundância que escorre pela sarjeta 24 horas por dia -o cenário fica ainda mais contrastante porque há falta de água na própria Augusta, que tem sofrido com a redução de pressão na rede à tarde.

Sem água para fazer a limpeza da loja em que trabalha ou mesmo para dar descarga no banheiro, a faxineira Maria Helena Zuim, 66, viu no que ela chama de "água da guia" a solução.

"É uma água que está indo embora, não é? Então, estou reaproveitando", diz. "Está mais limpa que a da torneira."

Edilson Dantas/Folhapress
A faxineira Maria Helena Zuim, 66, usa para limpeza de loja em que trabalha a 'água da guia
A faxineira Maria Helena Zuim, 66, usa para limpeza de loja em que trabalha a 'água da guia'

Maria Helena conta que há 15 dias não há água em seu trabalho. A única torneira que há no local tem "apenas um fiozinho de água meio marrom", conta. "Não chega na caixa e não há água só da rua."

Ela chega a tirar mais de dez baldes de água da sarjeta. "É muita gente para ir ao banheiro. Tem que dar descarga toda hora."

Também o faxineiro Damião Pereira, 59, que trabalha em um prédio residencial na Augusta, está aproveitando essa água.

Ele afirma que o abastecimento no prédio para às 13h e só volta no dia seguinte, às 9h. Pereira, então, recorre à água da sarjeta para lavar a calçada e passar pano no prédio. "Quem faz limpeza aqui perto está usando essa água."

Outra a utilizá-la é Carol Siqueira, 29, zeladora e moradora da rua Augusta.

"Eu uso duas vezes por dia para dar descarga no banheiro e limpar os corredores", conta. "Quando a portaria está fedendo pelo lixo, também lavo com essa água."

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: