Folha de S. Paulo


Grupo entra em confronto com PM no metrô ao final de ato contra tarifa

Veja o vídeo

O quinto ato organizado pelo MPL (Movimento Passe Livre) contra o aumento das tarifas de ônibus, metrô e trem em São Paulo terminou em confronto entre manifestantes e policiais militares dentro da estação Faria Lima do metrô. Até o final da noite, havia registro de duas pessoas detidas e três feridas.

O ato começou de forma pacífica e passou por vias importantes da zona oeste da capital paulista, como a avenida Brigadeiro Faria Lima e a marginal Pinheiros. A dispersão aconteceu onde o grupo havia concentrado, no largo da Batata. Na saída do local, porém, na estação Faria Lima do metrô, houve um tumulto com um grupo pedindo a liberação da catraca.

Em meio a confusão, uma pessoa jogou uma pedra contra os policiais, que reagiram com bombas de efeito moral. Pessoas passaram mal e tiveram que ser auxiliadas. O confronto continuou do lado de fora da estação, que teve que ser fechada até as 23h30.

Segundo a PM, os manifestantes fizeram um cordão de isolamento impedindo usuários de acessar o metrô e, por isso, foram usados "os meios necessários para restabelecer a ordem no interior da Estação Faria Lima".

Uma mulher grávida, que se identificou como Rafaela, 29, passou mal após respirar os gases das bombas lançadas pela PM.

A estoquista Talita Regina, 23, entrava indo para casa dela em Parelheiros, na periferia da zona sul, quando a Polícia Militar usou as bombas de gás. "Foi muita fumaça, eu não aguentei. Não sei agora como vou para casa", disse ao marido pelo telefone enquanto chorava.

Ao todo, o protesto reuniu em torno de mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, neste quinto ato contra o aumento das passagens. O MPL estima em torno de 10 mil pessoas.

Esse é o quinto ato organizado pelo MPL desde o reajuste das tarifas, ocorrido em 5 de janeiro. Dos quatro anteriores, apenas um não registrou confronto, vandalismo e pessoas detidas. Ele aconteceu na zona leste e também teve um tumulto no metrô após a dispersão.

Um novo ato já foi marcado pelo MPL para a próxima quinta-feira (29), com concentração no vão-livre do Masp (Museu de Artes de São Paulo), na avenida Paulista, região central de São Paulo.


Endereço da página:

Links no texto: