Folha de S. Paulo


Aeronave faz pouso de emergência no RS e gera tensão entre passageiros

Um avião que saiu de Confins (MG) com destino ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, sofreu uma pane na manhã desta segunda-feira (19) e fez um pouso de emergência na base aérea de Canoas (RS). A operação causou momentos de tensão entre os passageiros.

A Azul afirma que houve problemas técnicos com a aeronave, sem especificá-los. De acordo com a Infraero, o avião saiu às 6h57 de Confins e tinha chegada prevista para as 9h25 em Porto Alegre, mas o piloto relatou situação de emergência e modificou o local de pouso. O avião chegou ao solo às 10h22.

Entre os passageiros transportados pela aeronave estava o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), candidato a presidente da Câmara.

À Folha o parlamentar relatou o clima de tensão no voo, com muitos passageiros chorando e rezando. Ele disse ainda que o piloto manteve todos informados a respeito da situação e que a freada no pouso foi "mais forte."

"O piloto comunicou que tinha um problema no flap direito. Depois, ele voltou [e disse:] refazendo os cálculos, a pista do Salgado Filho é curta e insuficiente [para pousar em segurança nessa situação]. Era preciso uma pista maior para fazer uma frenagem da aeronave em função do que ele tinha de sistema de freio. E depois, ele [piloto] teve uma outra pane no lado esquerdo."

Segundo o congressista, houve demora porque a Azul precisou acionar ambulância e veículo dos Bombeiros para o pouso na Base Aérea.

A empresa também disponibilizou ônibus para os passageiros que iam para a capital gaúcha —Canoas fica na Grande Porto Alegre, a cerca de 15 km de distância.

Em nota, a Azul afirma que os clientes foram prontamente atendidos de acordo com resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e serão reacomodados em outros voos.

Também lamentou "eventuais transtornos" e acrescenta que "medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações."


Endereço da página: