Folha de S. Paulo


Capacidade do Guarapiranga sobe com chuva e do Cantareira baixa

Se os paulistanos ainda sentem os efeitos do forte temporal que atingiu a capital paulista no final da tarde desta segunda, o reservatório Guarapiranga foi um dos beneficiados com a chuva.

De acordo com balanço divulgado pela Sabesp, o sistema Guarapiranga opera nesta terça-feira (13) com 39,8% de capacidade após o nível do sistema subir 0,6 ponto percentual em relação ao dia anterior. O sistema acumulou 52 mm de água –o que corresponde a 22,68% da média para o mês de janeiro (229,3 mm). Até agora, o Guarapiranga, que fornece água para 4,9 milhões de pessoas, já acumula 128,4 mm de água.

Apesar da chuva, o nível do sistema Cantareira baixou 0,1 ponto percentual em relação ao dia anterior e opera com 6,4% de sua capacidade. O reservatório é responsável pelo atendimento de 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo e já opera com a segunda cota do volume morto (água do fundo do reservatório que não era contabilizada).

O nível do Alto Tietê permaneceu estável em relação ao dia anterior e opera com 11,3% de sua capacidade. O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. Com a adição do volume morto no dia 14 de dezembro, o sistema ganhou volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

O reservatório Alto de Cotia, que fornece água para 400 mil pessoas, opera com 30,2% de sua capacidade nesta terça, o mesmo índice registrado no dia anterior.

O nível dos sistemas Rio Claro e Rio Grande caiu em relação ao dia anterior: 0,4 e 0,2 ponto percentual, respectivamente. O reservatório de Rio Claro, que atende a 1,5 milhão de pessoas, opera com 27,1% de sua capacidade. Já o manancial de Rio Grande, que atende a 1,2 milhão de pessoas, opera com 70,1% de sua capacidade.

A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.


Endereço da página:

Links no texto: