Folha de S. Paulo


Com tarifa mantida, cadastros diários do Bilhete Único Mensal sobem 977%

Após o anúncio do congelamento de sua tarifa, o Bilhete Único Mensal teve um aumento de 977% no número diário de cadastrados nos primeiros dias de 2015.

Segundo a SPTrans (empresa municipal de transporte), desde 1º de janeiro, 49 mil pessoas se cadastraram para utilizar o cartão, uma média de 7 mil por dia. Em dezembro de 2014, a média era de 650 cadastros diários.

A gestão Fernando Haddad (PT) decidiu congelar a tarifa no bilhete único temporal visando aumentar a adesão à modalidade.

Implantado em novembro de 2013, o cartão, que permite uso livre de ônibus, metrô ou trem por um mês a um preço fixo, nunca atingiu a meta da prefeitura, que estimava um público-alvo de 862 mil usuários. Esse número corresponde aos passageiros que já gastavam mais comprando passagens individuais do que as tarifas mensais.

Ao completar um ano de implantação, o cartão era usado por 54,2 mil passageiros. O cartão foi uma das principais bandeiras da campanha de Haddad nas eleições municipais de 2012. Sobre a baixa adesão, a prefeitura afirmava que "o ritmo de adesão" depende de cada passageiro.

NOVO SISTEMA

De acordo com a SPTrans, o cadastro online de estudantes será interrompido a partir das 22h desta sexta-feira (9) para a migração do banco de dados do sistema.

A previsão é que no início da manhã de sábado (10) o serviço esteja restabelecido.


Endereço da página:

Links no texto: