Folha de S. Paulo


Sabesp inicia distribuição de kits de economia de água na Grande SP

A Sabesp iniciou a distribuição de kits de redução de vazão de água, com o objetivo de aumentar a economia nas casas da Grande São Paulo.

Segundo a Sabesp, desde segunda-feira (5), cerca de 50 mil kits com quatro redutores foram entregues, principalmente em residências das ruas da zona norte de São Paulo, que são abastecidas pelo Sistema Cantareira (o reservatório vive sua maior estiagem). A meta é entregar 6,4 milhões kits até fevereiro em casas e apartamentos para incentivar a redução de água domiciliar.

Os kits serão entregues pelos funcionários da empresa que fazem a leitura da conta. "Cada morador da Grande São Paulo sabe quando é feita a leitura de sua casa, então já pode se preparar para a entrega do kit na leitura de janeiro ou de fevereiro", disse a gerente de relacionamento da Sabesp, Samanta Souza.

Nesta quarta-feira (7), o advogado Adelino Martins, 69, foi um dos que recebeu o kit em sua casa na rua Locarno, no Tremembé, zona norte.

"A gente já reduziu bastante o consumo de água, estamos conseguindo o bônus todos os meses. Acho que com o kit, reduziremos ainda mais", disse.

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
O advogado Adelino Martins, 69, recebe em casa o kit com quatro redutores de vazão de água, distribuído pela Sabesp
Advogado Adelino Martins, 69, recebe em casa redutores de vazão de água, distribuído pela Sabesp

Os redutores de vazão podem, segundo a Sabesp, levar a economia de no mínimo 20% do consumo de água na torneira em que for instalado.

A instalação deverá ser feita pelo proprietário do imóvel e deve priorizar torneiras de maior consumo e que tenham maior pressão (geralmente as que são ligadas diretamente na rede da rua).

A empresa orienta que o redutor de vazão seja encaixado no lado da torneira preso à tubulação da casa. O redutor também pode ser acoplado aos arejadores das torneiras (conhecido como chuveirinhos), quando possível.

A distribuição dos kits faz parte do pacote anunciado em dezembro pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) para contornar a maior crise de abastecimento da região metropolitana.

Outra ação do governo é a proposta de sobretaxa para quem tiver um aumento de consumo de até 20% terá acréscimo de 20% na conta. Já os que gastarem acima de 20% em relação a sua média terão ônus de 50% na conta.

A regulação desta proposta depende de uma reunião da Arsesp (agência reguladora estadual), que não havia terminado até a conclusão desta edição.


Endereço da página: