Folha de S. Paulo


Alta em quedas de árvores ocorreu por causa de vendaval, diz prefeitura

A Secretaria de Coordenação de Subprefeituras de São Paulo disse nesta sexta-feira (2) que o aumento de ocorrências de quedas de árvores em 2014 ocorreu por causa do vendaval que atingiu a cidade na madrugada de segunda-feira (29/12). Segundo o órgão municipal, apenas naquela noite caíram 326 árvores.

Somando às outras 183 ocorrências dois dias 30 e 31/12, o total de ocorrências em 2014 ficou em 2.252 quedas de árvores, disse a prefeitura. De acordo com o órgão municipal, até o dia 28 de dezembro, foram registradas 1.743 quedas de árvores, ao passo passo que em 2013, o número era de 1.861 ocorrências.

Nesta quinta-feira (1º), quatro dias após o temporal, ruas de bairros da zona sul, como Moema, ainda tinham diversas árvores caídas ou restos de galhos cortados pela prefeitura que permanecem no local.

"O jornal poderia ter destacado que, o número de 2014 subiu em virtude do vendaval, quase em escala de furacão, que atingiu a cidade na madrugada do dia 29/12, quando, em apenas uma noite, caíram 326 árvores", disse a Coordenação das Subprefeituras.

"O número de ocorrências em 2014 (2.252 árvores) ainda é menor que o registrado em 2011, quando foram registradas 2.497 ocorrências e apenas 8,3% superior ao registrado em 2012", afirmou.

Retirada de árvores
A Coordenação de Subprefeituras disse que a prioridade das remoções foi definida em conjunto com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para que as vias principais sejam liberadas no menor tempo possível. O órgão afirmou ainda que há casos em que é necessário o apoio da Eletropaulo no desligamento da rede elétrica para garantir a segurança das equipes da prefeitura.

"Assim que toma conhecimento de uma queda de árvore, a subprefeitura encaminha uma equipe até o local do ocorrido para dar início ao procedimento de remoção da espécie, podendo necessitar o apoio da Eletropaulo, em casos onde o exemplar atinge a fiação elétrica, ou do Corpo de Bombeiros", disse em nota.

Segundo a prefeitura, há 55 equipes que trabalham na manutenção de árvores e 79 na manutenção de áreas verdes da cidade. De janeiro a novembro de 2014, foram realizadas mais de 95 mil podas, 13 mil remoções e aproximadamente 10,5 mil substituições com árvores novas, em atendimento a 66 mil solicitações registradas via Sistema de Atendimento ao Cidadão, 156 ou Praças de Atendimento, informou.

As quedas de árvores que interditem residências ou ofereçam riscos à população devem informadas à Defesa Civil pelo telefone 199. O manejo de árvores e áreas verdes pode ser solicitado pelo telefone 156, pelo site (sac.prefeitura.sp.gov.br) ou pessoalmente na Praça de Atendimento de cada Subprefeitura.

Segundo a prefeitura, a Defesa Civil Municipal está constituindo um grupo específico de arborização para, neste período de chuvas, melhor avaliar, identificar e prevenir riscos.


Endereço da página:

Links no texto: