Folha de S. Paulo


Descida a Guarujá (SP) leva mais de 3 horas com Imigrantes fechada

A descida para o Guarujá, no litoral sul de São Paulo, levava mais de três horas na manhã desta sexta-feira (2) –mais que o dobro da duração da viagem em dias sem trânsito.

Muitos motoristas que deixaram para viajar após o Réveillon, esperando encontrar as estradas livres, se surpreenderam com trânsito para descer a serra.

A lentidão foi provocada pelo fechamento da rodovia dos Imigrantes após o quilômetro 38 no sentido litoral. Com o fluxo desviado completamente para a Anchieta, os carros passaram a circular a 30 km por hora e até a parar em diversos trechos. A situação só melhorou na chegada a Cubatão (SP).

De tanto parar o carro na descida, a cuidadora de idosos Bernadete Santos, 50, de Santa Rita do Passa Quatro (SP), ficou sem os freios e provocou um acidente. Acertou a lateral de outro veículo ao tentar parar no acostamento.

"Levei um susto. Eu pisava e não tinha freio", disse. "Eu não sabia que a Imigrantes estaria fechada. Deixamos para viajar hoje com mais tranquilidade e está desse jeito."

No volante do carro atingido por Bernadete estava Leonardo de Lima, 19, de Mauá, primeira vez conduzindo na Anchieta. "Meu pai estava do meu lado justamente me ensinando a não pisar tanto no freio, a parar no acostamento quando eu perdesse os freios e a gente ouviu uma batida na lateral", conta.

"A gente colocou ele para dirigir e pegar experiência na estrada, já que ele tirou a habilitação há quatro meses. Mas achamos que a viagem hoje, sexta, estaria tranquila. Acho que todo mundo pensou o mesmo e ficou assim o trânsito", diz a mãe de Leonardo, Sandra de Lima, 52, auxiliar administrativa.

A reportagem tentou diversas vezes ligar para o número de emergência da Ecovias para pedir ajuda no local do acidente, mas o número só dava ocupado. Os ocupantes dos dois veículos também tentaram chamar o socorro e não conseguiram.

Em outro trecho de acostamento da Anchieta, o motoqueiro Sérgio Siqueira, 26, de Osasco (SP), descansava na sombra de uma árvore. "Já estou há 2h no trânsito e tá muito calor, meus braços estão ardendo com o sol."

OUTRO LADO

Em nota, a Ecovias disse que a operação descida Anchieta, prevista para começar ao meio-dia desta sexta-feira, foi antecipada para as 4h. Com o sistema operando em 4 x 6, a subida ficou restrita às pitas da Anchieta (quatro pistas), enquanto a subida passou a ser feita pela Imigrantes (seis pistas). Até então o sistema estava operando no sistema 5 x 5 (três pistas da Imigrantes e duas da Anchieta para cada sentido).

"Já havia previsão de implantação da Operação Descida Anchieta (4x6) hoje (2) no Sistema Anchieta-imigrantes. Ela só foi antecipada para garantir mais segurança e fluidez ao tráfego para os motoristas que decidiram ir em direção ao litoral", disse a Ecovias.

"As operações são implantadas com base nas previsões do volume de tráfego nos dias e horários de maior fluxo de veículos. As operações também podem sofrer alteração na implantação de acordo com o movimento nas estradas do Sistema Anchieta-Imigrantes", completou a concessionária.

Segundo a empresa, da 0h de 1º de janeiro até as 15h desta sexta-feira (2), desceram cerca de 92 mil veículos em direção ao litoral e subiram cerca de 161 mil veículos em direção a São Paulo.

"Cabe esclarecer que, apesar da grande movimentação de veículos em direção ao litoral (mais de 3,3 mil veículos na última hora), há um número ainda maior de veículos em direção à capital (mais de 6 mil na última hora) e a operação em vigor tem o objetivo de administrar a fluidez do tráfego em ambos os sentidos", afirmou a Ecovias.


Endereço da página: