Folha de S. Paulo


Temporal derruba 216 árvores em São Paulo e fecha parque Ibirapuera

Após várias árvores caírem no temporal de domingo (28) e na madrugada de segunda-feira (29), o parque Ibirapuera, na zona sul de SP, não abriu nesta manhã.

O parque, que normalmente abre às 5h, estava com os portões fechados por volta das 9h30. Alguns frequentadores do parque e turistas foram pegos de surpresa.

A jornalista Giselli Souza, 34, foi uma delas. Ela conta que treina no parque de duas a três vezes por semana pois vai participar da corrida de São Silvestre, no dia 31. "Fui treinar por volta das 6h e estava fechado. Falaram que tem muita árvore caída e sujeira no local", conta a jornalista, que foi treinar no ginásio do Ibirapuera.

Procurada, a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente diz que não há previsão de que horário o parque vai ser aberto.

Segundo a secretaria, é a primeira vez que o parque é fechado devido à queda de árvores. A pasta diz que o parque só será reaberto após a remoção das árvores e que a medida foi feita para garantir a segurança dos usuários.

Funcionários do parque vão trabalhar nesta manhã na remoção das árvores e fazer um levantamento do número de árvores caídas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, são 216 árvores caídas na cidade que interditam vias da cidade. A linha 10-turquesa está sem funcionar nesta manhã por conta de uma árvore ter atingido a rede elétrica.. A grande quantidade de árvores caídas foi motivada pelo forte vento, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências). As rajadas de vento atingiram 96 km/h no aeroporto de Congonhas, na zona sul de SP.

O engenheiro florestal das Subprefeituras, Danilo Mizuta, diz que as regiões mais atingidas com as quedas das árvores foram Pinheiros, Vila Mariana, Ipiranga e Santo Amaro.

Ele comenta que o forte vento e o peso da água na copa das árvores, provocado pela chuva, facilitou a queda de tantas árvores. Segundo ele, árvores sadias, inclusive de médio e pequeno porte, também foram atingidas pelo temporal.

Mizuta comentou que até novembro deste ano, a prefeitura fez 95 mil podas e 13 mil remoções de árvores não saudáveis. A cidade, segundo ele, tem mais de um milhão de árvores em ruas e parques.

SEMÁFOROS

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), há problemas também em 139 semáforos, dos quais 86 já estavam em manutenção e 53 desligados por falta de energia elétrica. Procurada, a Eletropaulo diz que não tem como dar um balanço de quantos bairros estão sem luz na cidade, mas admite que a situação é crítica.

Mesmo com o problema nos semáforos e nas árvores, o trânsito está bem abaixo da média nesta segunda-feira por conta do período de férias. O rodízio municipal de veículos está suspenso na cidade e só volta a vigorar no dia 12 de janeiro.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) informa que não há nenhum ponto de alagamento na cidade.

Segundo o CGE, a temperatura nesta segunda deve chegar aos 33ºC. Nos próximos dias, o calor continua com pancadas de chuva no final do dia.

Colaborou FABIANA FUTEMA


Endereço da página:

Links no texto: