Folha de S. Paulo


Corpo de babá morta em queda de helicóptero é sepultado na Grande SP

Bruno Poletti/Folhapress
Helicóptero caiu em Bertioga, litoral de São Paulo, e matou cinco pessoas -três da mesma família
Helicóptero caiu em Bertioga, litoral de São Paulo, e matou cinco pessoas -três da mesma família

O corpo de Raquel Santos Villasboas, 26, uma das passageiras do helicóptero que caiu em Bertioga (103 km de São Paulo) no sábado (27), foi sepultado na tarde deste domingo (28).

O enterro foi realizado por volta das 15h30, segundo informações do Cemitério Jardim da Paz, em Embu das Artes, na Grande São Paulo.

O acidente, cuja causa ainda está sendo investigada, fez outras quatro vítimas fatais, sendo três da mesma família.

O empresário Marcelo Müller, 33 (acionista e neto do fundador da Companhia Müller de Bebidas, que produz a cachaça Pirassununga 51); sua mulher, a advogada Lumara Rocha da Silva Passos Müller, 31; e a filha do casal, Georgia Passos Müller, de dois anos, serão enterrados em Pirassununga (a 211 km da capital paulista).

O piloto Thiago Yamamoto Morais foi sepultado por volta das 11h deste domingo no Cemitério da Paz, no Morumbi, zona oeste.

ACIDENTE

A aeronave caiu em uma área de mangue próxima ao km 229 da rodovia Rio-Santos, na altura do bairro Sítio São João. No impacto com o solo, o helicóptero explodiu. Os cinco passageiros morreram carbonizados.

Müller e a mulher decidiram levar a filha para um hospital em São Paulo porque a menina estava com uma virose. A família Müller morava na capital paulista. Eles estavam hospedados na casa de amigos no condomínio Iporanga, no Guarujá, onde passaria as festas de final de ano.

Foi então que Müller contratou a Helimarte, que enviou o veículo do Campo de Marte (zona norte) para buscá-los.

Pessoas que estavam próximas ao local da queda registraram a aeronave ainda em chamas após o acidente. Pescadores que viram o helicóptero disseram que a aeronave levantou voo do condomínio Iporanga, atravessou um canal e logo caiu.

Técnicos da Aeronáutica foram ao local para apurar as razões do acidente. As causas ainda não estão claras –o tempo estava bom na região.

Em nota, a empresa proprietária do helicóptero afirmou que a aeronave estava em "perfeitas condições de voo" e não quis dizer se o piloto havia reportado alguma falha durante o voo. "Todas as informações estão sendo prestadas às autoridades que investigam a ocorrência", disse a Helimarte, que lamentou o acidente.

A aeronave, um Helibras Esquilo prefixo PT-HNC, fabricado em 1989, estava com a situação regular na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A inspeção anual de manutenção venceria em fevereiro do ano que vem.

O seguro estava válido, e o piloto tinha habilitação em dia. A Helimarte havia colocado o helicóptero à venda por R$ 3,3 milhões. De 2004 a 2013, helicópteros estiveram envolvidos em 17% dos acidentes aéreos no Brasil, com 189 casos.


Endereço da página:

Links no texto: