Folha de S. Paulo


SP planeja plantar mudas na rua para delimitar vagas de estacionamento

A Prefeitura de São Paulo pretende plantar árvores no asfalto para dividir vagas de estacionamento nas ruas.
Uma das ideias estudadas pela gestão Fernando Haddad (PT) é fazer o plantio das mudas nas áreas de zona azul, delimitando o espaço entre os carros.

A técnica consiste em fazer um buraco no asfalto, que é cercado por um pequeno canteiro. Para não causar estragos na via, as espécies têm de ter raízes profundas e o caule não muito muito grosso.

O secretário do Verde e Meio Ambiente, Wanderley Meira do Nascimento, afirma que, atualmente, a equipe de agrônomos está verificando o comportamento das mudas plantadas no asfalto.

Avener Prado/Folhapress
Árvores em projeto-piloto na zona leste
Árvores em projeto-piloto na zona leste

Um projeto-piloto foi implantado em um bolsão de estacionamentos na Cohab José Bonifácio, na zona leste, visitado na semana passada pelo prefeito.

Assim como na maioria dos conjuntos habitacionais da cidade, é raro encontrar árvores pelas ruas do bairro.

O projeto prevê o plantio de caroba, chuva-de-ouro, ipê-amarelo, apê-branco, ipê-amarelo-do-brejo e manacá-da-serra. A maioria das espécies é nativa do Estado de São Paulo.

Até o momento foram plantadas 59 mudas, segundo a Secretaria do Verde.

META

De acordo com o secretário, a estratégia ajudará no cumprimento da meta de plantar 900 mil mudas de árvores até o fim de 2016.

Nos dois primeiros anos da gestão, foram plantadas cerca de 235 mil árvores, segundo o site que contabiliza o plano de metas.

Uma das principais dificuldades encontradas pela administração municipal foi justamente achar espaço para plantar todas as mudas prometidas.

Na fase inicial do projeto, também há previsão de plantio nas bordas de áreas de proteção ambiental (APAs).

Entre os locais, estão as APAs Bororé-Colônia e Capivari Mono, na zona sul da cidade, e a da Serra da Cantareira, ao norte.

Com o plantio de árvores, algumas das vagas poderão também ser convertidas nos chamados parklets (minipraças instaladas no espaço de estacionamento).

Equipes da prefeitura verificaram que experiências similares foram adotados outras cidades do mundo, como Amsterdã (Holanda).


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