Folha de S. Paulo


Sabesp recebe autorização para usar volume morto no sistema Alto Tietê

Após o Cantareira, a Sabesp (companhia de abastecimento do Estado de São Paulo) incorporou neste domingo (14) o volume morto para ampliar a capacidade do sistema Alto Tietê, um dos seis reservatórios que abastece a região metropolitana de São Paulo.

A Sabesp afirmou que obteve autorização do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo) para "captar mais 39,46 milhões de metros cúbicos" da represa Ponte Nova, em Salesópolis, um dos mananciais que forma o sistema Alto Tietê. Além da Ponte Nova, completam o sistema Alto Tietê as represas Paratinga, Biritiba, Jundiaí e Taiaçupeba.

Com a adição do volume morto, o reservatório ampliará seu volume útil em 6,6 ponto percentual. Neste domingo, segundo a Sabesp, o Alto Tietê opera com 4,2% de sua capacidade –queda de 0,1 ponto percentual em relação ao dia anterior. Com a adição, o reservatório passa a ter agora 10,7% de sua capacidade –desde o dia 19 de novembro que o sistema não operava com dois dígitos de capacidade (10%).

A medida vai garantir o abastecimento de água para quase 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e da Grande São Paulo.

A Sabesp explicou que a água acrescida ao Alto Tietê é chamada de volume adicional porque não é necessário o bombeamento, como no volume morto, no qual a água fica abaixo das bombas de captação. "Esse acréscimo de volume [adicional] não necessita de bombeamento, sendo possível a retirada através da descarga normal."

O reservatório estava em uma situação crítica. De acordo com especialistas, o Alto Tietê dependia de chuva intensa em dezembro para não entrar em colapso em janeiro, antes mesmo do Cantareira.

No dia 9 de dezembro, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), confirmou que a Sabesp já havia encaminhado ao Daee o pedido de autorização para o uso do volume adicional do sistema Alto Tietê.

"Estamos monitorando o sistema Alto Tietê, onde há várias represas. Em uma das represas, chamada Ponte Nova, nós temos uma reserva técnica de 40 bilhões de litros de água. A Sabesp já solicitou ao Daee a autorização, mas isso não quer dizer que a gente deve descuidar", afirmou Alckmin na ocasião.


Endereço da página:

Links no texto: