Folha de S. Paulo


Beco turístico na região da Vila Madalena vive onda de assaltos

O Beco do Batman, na Vila Madalena, vive dias de Gotham City. Como na cidade do famoso personagem dos quadrinhos, a viela turística do bairro boêmio da zona oeste de São Paulo tem sofrido com assaltos e até arrastões.

A rua tornou-se um ponto de turismo há poucos anos por causa das dezenas de grafites pintados em seus muros. Uma galeria de arte na região, por exemplo, cobra R$ 100 para fazer "visitas monitoradas" com grupos de turistas.

Com o sucesso, assaltantes viram potencial nesse público: turistas, com câmeras e celulares sempre à mostra.

No último final de semana, foram quatro casos, contam comerciantes e moradores da região. Temerosos, já mandaram até um e-mail pedindo à Polícia Militar um reforço no policiamento no local.

Danilo Verpa/Folhapress
Muros grafitados na viela conhecida como Beco do Batman, na Vila Madalena (zona oeste)
Muros grafitados na viela conhecida como Beco do Batman, na Vila Madalena (zona oeste)

Em um dos casos, no domingo à tarde, assaltantes armados levaram bolsas, celulares e câmeras fotográficas de 15 turistas estrangeiros que participavam de uma excursão ao beco.

"De repente, entrou um monte de gente na minha loja. Todos foram roubados, estavam desesperados, um arrastão", relata Caridad Perez, 52, dona de uma loja de móveis e objetos antigos.

Depois do crime, ela enviou um e-mail à PM pedindo mais policiamento no local. "É um ponto turístico, não dá para ficar abandonado."

Também no domingo, um casal foi roubado. No sábado, outros dois assaltos aconteceram na ruela.

"Os turistas vêm sempre aqui na marcenaria reclamar que foram assaltados", diz Almir de Novaes, 63, há 22 anos dono de uma oficina no final do Beco do Batman –que ganhou esse apelido porque, anos atrás, havia um grande grafite com o desenho do personagem dos quadrinhos.

Segundo Novaes, os crimes aumentaram depois da Copa, quando a Vila Madalena recebeu milhares de turistas.

Os casos do fim de semana não foram registrados na delegacia do bairro. Investigadores dizem que houve aumento de roubos, mas afirmam que a maioria das vítimas não procura a polícia para fazer boletins de ocorrência.

"São turistas, muitos vão embora nos dias seguintes e não têm esperança de reaver os objetos", diz um policial, que pediu anonimato.

A Secretaria da Segurança Pública afirma que 81 crimes contra o patrimônio foram esclarecidos neste ano na Vila Madalena –19 pessoas foram presas em flagrante. De janeiro a outubro, foram 1.881 roubos no bairro, avanço de 13% em relação a todo 2013.


Endereço da página: