Folha de S. Paulo


Pedestre vira 'marronzinho' e passa a denunciar infração na Argentina

A capital argentina lançou há dez dias um aplicativo para que qualquer um com um smartphone possa flagrar infrações de trânsito, tirar uma foto e denunciar para que a prefeitura multe o motorista.

O app Denúncia Vial só serve para infrações de estacionamento, como parar em local proibido, parar em fila dupla ou bloquear a faixa de pedestre ou a guia rebaixada ou ainda quem acha que pode obstruir parte dos calçadões e ciclovias da cidade.

Se uma pessoa que tem o aplicativo nota a infração e resolve denunciar, ela só precisa fotografar o veículo com o celular, subir a imagem no Denúncia Vial e enviá-la.

Depois disso, o "agente" receberá um e-mail com a confirmação de que a denúncia foi realizada.

Do outro lado, seis controladores de trânsito foram contratados só para averiguar as fotos e decidir se o dono do carro deve ser multado ou não. São eles que vão notificar o motorista.

Gustavo Gomez Repetto, porta-voz da secretaria de transportes da Prefeitura de Buenos Aires, explica que o infrator pode se defender ao receber a notificação em casa.

Na carta, é avisado que o flagrante foi feito por alguém que não era agente de trânsito, mas não se revela a identidade do autor da foto.

Em média, uma multa por estacionamento proibido sai pelo equivalente a R$ 122 –se o motorista pagar no prazo, tem desconto de 50%.

Repetto afasta o risco de denúncias falsas. "Dificilmente alguém faz uma montagem. Não é o perfil do usuário. E não seria preciso ser um expert para detectar se a imagem foi alterada, é só notar a sombra e as proporções."

Ele diz que, em dez dias, já houve 2.000 denúncias.

Além do aplicativo da prefeitura, os próprios portenhos criaram páginas em redes sociais para denunciar motoristas que param em cima da faixa de pedestres ou na frente de guia rebaixada (usada pelos cadeirantes).

As páginas no Twitter e no Facebook se chamam "Te escracho por forro", algo como "Eu te humilho publicamente por ser babaca".


Endereço da página: