Folha de S. Paulo


Passaporte brasileiro terá prazo de validade estendido para 10 anos

Decreto publicado nesta sexta-feira (12) no "Diário Oficial" da União amplia o prazo de validade do passaporte nacional de cinco para dez anos.

Segundo o texto, a regra é válida para "passaportes comum, oficial e diplomático, e para a carteira de matrícula consular". A Polícia Federal informou que o novo prazo será adotado a partir de 2015.

"[Esse tempo] é necessário para que sejam feitas as alterações na caderneta e as adaptações aos certificados digitais, inseridos no chips dos passaportes, que trazem mais segurança ao documento", justificou a PF em nota. Estão previstos ainda mais páginas e itens de segurança no passaporte.

A Polícia Federal destacou também que os passaportes já emitidos não terão prazo prorrogado. Quem ainda possui o passaporte antigo, de cor verde, pode continuar utilizando-o até sua data de validade.

A solicitação de passaporte deve ser feita pelo site da Polícia Federal, que apresenta todas as informações necessárias para obtenção do documento.

Recentemente, outra mudança foi adotada pela PF: desde o final do mês passado, foi simplificada a documentação para autorização de viagem de menores, permitindo a inclusão no próprio passaporte da autorização.

Pela regra anterior, para viajar desacompanhado ou com apenas um dos pais, era necessário apresentar uma autorização, com assinatura reconhecida em cartório, dos responsáveis.

A solicitação de passaporte deve ser feita pelo site da Polícia Federal, que apresenta todas as informações necessárias para obtenção do documento.


Endereço da página:

Links no texto: