Folha de S. Paulo


Com chuva forte, córrego transborda e deixa zona leste de SP em alerta

O bairro de Itaquera, na zona leste de São Paulo, entrou em estado de alerta por volta das 16h40 desta quarta-feira (10) por conta do transbordamento do córrego Verde. O extravasamento aconteceu no entorno da avenida Jacu-Pessego, na altura da avenida Imperador, deixando ruas alagadas e carros submersos.

As chuvas, vindas do interior do Estado, atingiram a capital paulista por volta das 15h, quando a cidade começou a entrar, gradativamente, em estado de atenção. Por volta das 17h30, ela já tinha diminuído, mas ainda atingia bairros como Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Itaquera, Vila Prudente, São Mateus e Cidade Tiradentes.

Segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, foram registrados até as 16h30 valor médio de 7,5mm (milímetros) de chuvas na cidade. Em Itaquera (zona leste), onde mais choveu até agora, o volume acumulado alcança os 53,3 mm. A tendência é que as precipitações diminuam nas próximas horas.

Com a chuva, a capital paulista tinha sete pontos de alagamento por volta das 17h30, e o trânsito estava acima da média, com 151 km de lentidão, o que corresponde a 17,4% dos 868 km de vias monitoradas. A média do horário é de 14,9%.

A via mais congestionada em São Paulo no horário era a marginal Tietê, com 16,1 km de filas, entre as pontes do Piqueri e Milton Tavares de Souza, na pista expressa, sentido Ayrton Senna. No sentido Castello, havia mais 10 km de retenção na pista expressa, entre a ponte da Casa Verde e a ponte dos Remédios.

O km 273 da rodovia Régis Bittencourt, em Taboão da Serra, no sentido São Paulo, também chegou a ser totalmente bloqueado por cerca de uma hora por conta de um alagamento, mas já tinha sido liberado por volta das 17h20. Permanecia, no entanto, 1 km de lentidão no local.

Os bombeiros informaram que um carro chegou a ser arrastado pelas águas na avenida Líder, na altura da avenida Itaquera, na zona leste. Não houve pessoas feridas, segundo a corporação.

Os aeroportos não apresentaram problemas no decorrer da tarde, assim como as linhas da CPTM, que continuavam operando normalmente por volta das 17h20. Os trens do metrô, porém, ainda trafegavam com velocidade reduzida e maior tempo de parada.

Na quinta (11), o dia deve começar sol, mas áreas de instabilidade devem voltar a provocar chuvas no período da tarde. As temperaturas devem ficar entre os 19ºC e os 24ºC.

*

Veja onde estão os alagamentos

Intransitáveis:
- avenida Calim Eid, altura da rua dos Continentes, sentido bairro;
- avenida Jacú-Pêssego, altura da estrada do Imperador, sentido Mauá;
- rua Tomazzo Ferrara, altura do número 100, sentido centro;
- avenida Itaquera, altura do número 8,360, sentido centro;
- rua padre Viegas de Menezes, altura da avenida Campanella, sentido único;
- avenida Itaquera, altura da rua Heitor, sentido único.

Transitáveis:
- avenida Jacú-Pêssego, altura da rua Montanhas, sentido Mauá.


Endereço da página:

Links no texto: